Webnário discute fatores sociais que influem na propagação da covid-19

21/07/2020 10:44


Ciência epidemiológica e combate à covid-19. Esse é o tema do webinário que tem como objetivo discutir sobre os fatores sociais que influenciam na propagação do novo coronavírus e no impacto que a doença pode ter em diferentes populações. O evento acontece nesta terça-feira, 21, a partir das 15h, e vai ser transmitido pelo YouTube, no canal Websérie Epidemio em Casa (acesso neste link).

Trata-se de uma atividade desenvolvida dentro do contexto das ações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltadas para o combate à pandemia de covid-19. A ação está sendo realizada pelo Centro de Ciências da Saúde por meio do Departamento de Enfermagem (DENF).

O webnário, direcionado a professores, alunos e à população em geral, terá dois palestrantes. O professor Allan Lorena, da Universidade de São Paulo (USP) vai falar sobre identidades periféricas como bio/potências para além da covid-19. E a professora Mercês de Fátima Silva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) vai tratar da relação entre a epidemia de covid-19 e a situação de saúde das mulheres negras.

O debate vai ser mediado pelo professor Glauber Weder (DENF/UFRN). Segundo ele, alguns grupos populacionais estão mais vulneráveis à exposição ao novo coronavírus em razão das condições de saúde e de vida. Tal é o caso, por exemplo, de quem mora em regiões periféricas, onde se verifica um maior índice de transmissibilidade e letalidade da covid-19.  Ao se discutir sobre os fatores sociais que tornam mais vulneráveis à covid-19 certos grupos de pessoas, é possível fazer um diagnóstico das políticas públicas na área da saúde e saber se elas estão sendo eficazes ou insuficientes.

Fonte: Ascom/CCS.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar