Viver em Harmonia recebe inscrições para atividades do PICs na Praça

30/09/2019 11:04


A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics), está promovendo vagas gratuitas para o projeto Práticas Integrativas e Complementares – PICs na Praça. As atividades, que são coletivas, ocorrem no dia 4 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Servidor José Wilson de Souza, prédio da Reitoria, campus central da UFRN. 

As atividades são parte integrante da programação do Mês do Servidor – Edição 2019 e contam com a prática do Yoga, Constelação Familiar, Círculo de Mulheres, Oficina de Minijardins, Roda Temática e Lian Gong. Desde 2006, essas práticas físicas e mentais desenvolvidas pelo projeto são reconhecidas pelo Sistema Brasileiro de Saúde Pública. O objetivo é incentivar hábitos mais saudáveis e equilibrados em benefício do corpo e mente. 

As inscrições de alunos e servidores para as atividades coletivas do dia 4 de outubro ocorrem até as 12h do dia 2 de outubro de 2019, por meio do SIGRH, seguindo os seguintes passos: Menu Servidor > Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrição. A relação dos inscritos será disponibilizada no dia 3 de outubro, a partir das 17h, no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Para quem comparecer às atividades coletivas e se interessar em participar das práticas individuais do projeto PICs na Praça, as inscrições para essa modalidade serão feitas no local e dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (84) 3342-2296 (opção 4) / (84) 99474-6674 ou pelo e-mail: viveremharmonia@reitoria.ufrn.br. As atividades acontecem pela manhã e à tarde:

Programação Manhã:

Yoga – 10 vagas –  10h às 11h

Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, faz parte do Yoga as práticas de harmonização corpo-mente-espírito, mediante técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. O trabalho essencial sempre se baseia em técnicas corporais, exercícios de respiração, métodos de relaxamento e concentração, além de muita meditação e busca o autoconhecimento por meio da liberação da consciência.

Círculo de Mulheres – 15 vagas –  10h15 às 11h15

O Círculo de Mulheres tem como intuito a vivência de grupo, abordando temas de saúde da mulher, com aplicação de práticas integrativas de Aromaterapia, Terapia Floral e Automassagem. Assim, aumentando o empoderamento do corpo e da mente. 

Roda Aromática – 15 vagas – 9h às 10h

A Roda Aromática é uma vivência de Aromaterapia e cuidados naturais, abordando o potencial terapêutico dos óleos essenciais aplicado às práticas de medicação e automassagem.

Lian Gong – 10 vagas  – 11h às 12h

Lian Gong é uma prática corporal chinesa desenvolvida em grupo e caracterizada por um conjunto de 3 séries de 18 exercícios terapêuticos e preventivos que trabalham o corpo desde a coluna até os dedos dos pés. A intenção é proporcionar um maior equilíbrio mental e emocional, pois atua na concentração e quietude da mente, podendo prevenir e amenizar sintomas de depressão e ansiedade.

Programação Tarde

Constelação Familiar – 30 vagas  – 14h30 às 16h30

Método psicoterapêutico com abordagem sistêmica, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.  A técnica é grupal e atua na percepção do Campo Mórfico, buscando, por meio do sistema familiar, superar bloqueios e resgatar o equilíbrio e a saúde. O objetivo é trazer à consciência as influências que as pessoas têm em relações familiares, sendo possível um novo olhar para as questões e gerando hipótese de solução para determinado problema.

Oficina de Minijardins – 10 vagas –  14h às 16h

A Oficina de Minijardins é uma arte em que se aprende, de forma diferenciada e personalizada, sobre o universo das plantas e, por intermédio de atividades lúdicas, experimenta uma nova maneira de transformar a vida. Por meio da criação de arranjos com cactos e plantas suculentas, são descobertos recursos internos que possibilitam o autoconhecimento e a autocompreensão. Com essa metodologia, idealizada por Glaucia Lima, é possível equilibrar seu corpo e mente pela energia das plantas. É baseada nos conhecimentos e experiências com a jardinagem, Programação Neurolinguística – PNL, Coaching, Constelação Familiar Sistêmica, dentre outras terapias complementares. 

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar