Vencedores da Maratona de Empreendedorismo recebem premiação

03/11/2020 12:59


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Sebrae/RN realizaram na manhã da última quarta-feira, 28, nas instalações do SebraeLab, a entrega da premiação aos vencedores da I Maratona do Empreendedorismo On-line. Com 124 alunos inscritos da UFRN, de 40 cursos diferentes, as atividades previstas na Maratona desafiaram os participantes a identificar problemas e gerar soluções criativas em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública, desigualdade social, política, condições climáticas, entre outras áreas. Os ganhadores foram os integrantes dos grupos Segurança, Educação e Sustentabilidade, respectivamente, que receberam mochilas para notebooks, fones de ouvidos e carregadores de celular como prêmios.

Para Catarina Santos, estudante do curso de Pedagogia, a iniciativa possibilita que os alunos possam vislumbrar qual a dinâmica do mercado de trabalho e quais são as demandas que esse nicho solicita para que os discentes. “Propicia uma compreensão maior sobre as formas como conhecimentos teóricos e acadêmicos podem ser aplicados na prática, considerando todo o contexto da cidade, considerando todo o contexto do nosso país, e quais os melhores métodos para a gente aplicar dentro dessa concepção do mercado de trabalho. No meu caso, foi muito interessante trabalhar com pedagogia e comunicação, pois acredito que o futuro da pedagogia está nessa engrenagem de conseguir atrelar a tecnologia à comunicação, e, a partir daí, gerar bons resultados para o processo pedagógico como um todo, dentro de empresas, das escolas, dentro dos setores públicos, enfim”, colocou a estudante.

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional UFRN, Rafael Ângelo Revorêdo pontuou que não é difícil escutar de alunos da UFRN, durante ou após terminarem os seus cursos de graduação, que não se sentem plenamente preparados para atuação imediata no mercado de trabalho. Colocando-se como um dos exemplos do que estava relatando, Rafael destacou que precisou vivenciar muitas experiências práticas na área após se formar em Biologia, além de realizar cursos e capacitações complementares.

 “Antes de participar da Maratona promovida pela UFRN e pelo Sebrae, eu tinha iniciado estudos e participações em eventos virtuais junto à amigas biólogas. Estávamos tentando começar a entender um pouco mais de como poderíamos empreender no cenário social e de mercado, o qual tem exercido cada vez mais pressão no sentido das iniciativas privadas e do terceiro setor. Participamos, então, de um hackathon e aí tivemos a clareza de que precisávamos de uma base muito melhor de compreensão do universo empreendedor antes de tomar qualquer iniciativa na área. Nesse momento, surge a divulgação da Maratona UFRN e Sebrae. A maratona foi muito esclarecedora, me trouxe percepções e bases importantes para entender como uma ideia, desde seu nascimento, pode caminhar para virar um negócio”, frisou o biólogo. Para ele, as ferramentas utilizadas durante o evento deram um melhor suporte para caminhar mais seguramente nos meus projetos pessoais. “Além disso, participar desse momento me trouxe muitas reflexões pessoais sobre minha visão do mundo empreendedor, o modelo de sociedade que estamos imersos, e o despertar que é necessário para não ser engolido”, complementou Rafael.

O raciocínio foi endossado pela mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais, Mariza de Carvalho Montenegro Fernandes. Ela ressaltou que a Maratona acrescentou conhecimentos que havia adquirido na universidade, porém de maneira mais teórica. “Nos períodos da maratona foi possível praticar esses conhecimentos e pôr à prova nossa criatividade e capacidade de trabalhar em equipe. O formato online possibilitou que mais pessoas participassem, enriquecendo a gama de áreas de conhecimento dentro dos grupos. Sem dúvidas um evento que mudou meu mindset e transformou meu olhar empreendedor”, finalizou.

A Maratona do Empreendedorismo On-line é a primeira ação fruto do acordo de cooperação firmado no mês de setembro entre a UFRN e o Sebrae. Com duração de dois anos, o Acordo de Cooperação será executado mediante um Plano de Trabalho que prevê, em 24 meses, palestras, oficinas, mentorias on-line e maratona de empreendedorismo.

Fonte: Ascom Agir.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar