UFRN sedia 19ª Simulação de Organizações Internacionais

10/10/2019 09:42


A 19ª Simulação de Organizações Internacionais (SOI) acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até 13 de outubro. Com o intuito de fomentar a democratização dos espaços de deliberação e de construção de ideias, além da participação dos jovens na transformação social, a abertura do evento ocorreu, na noite dessa quarta-feira, 9, e contou com a participação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

Voltado para alunos do ensino médio e superior, a SOI é organizada por estudantes de Direito da UFRN. Nessa perspectiva, o reitor Daniel Diniz ressaltou a importância das simulações, visto que permitem a criação de analogias de situações reais do Direito Internacional, quando as negociações diplomáticas ganham espaço na resolução de questões da sociedade. O professor lembrou ainda que o curso de Direito recebeu conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “É um orgulho para a UFRN o resultado que tivemos nas avaliações dos cursos das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, que é fruto de um esforço institucional e, especialmente, dos nossos alunos”, parabenizou.

O professor Diogo Pignataro de Oliveira, orientador da SOI, lembrou que na criação do evento havia somente cerca de 30 delegados e, hoje, tem mais de 300 pessoas envolvidas na organização do encontro interdisciplinar. Já a secretária da 19ª SOI, Andressa de Brito Bonifácio, ressaltou que a natureza das simulações propicia o empoderamento da juventude e o estímulo à diplomacia como ferramenta de mudanças sociais.

O coordenador do curso de Direito, Paulo Leão, resumiu a realização do encontro em três substantivos: inquietação, patrimônio e orgulho. “A SOI deixou de ser patrimônio do curso de Direito e passou a ser da universidade, o que nos orgulha”. Na opinião de vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), Pâmela de Medeiros Brandão, o principal legado do evento é a formação de cidadãos sensíveis a questões da sociedade mundial.

SOI

A Simulação de Organizações Internacionais foi criada em 2001 por estudantes de Direito da UFRN inspirados no Modelo de Organizações Internacionais de autoria de estudantes do curso Relações Internacionais da Universidade de Brasília. As principais temáticas discutidas são direitos humanos, questões sociais, segurança e economia. Nesta edição, a SOI mediará os seguintes comitês: Association of Southeast Asian Nations – ASEAN+3; Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC); Comitê de Imprensa Internacional – CII; Conselho da Liga das Nações – CLN (1936); Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC; International Criminal Police Organization – INTERPOL; Organização dos Estados Americanos – OEA; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e Tribunal Penal Internacional – TPI. Confira o site da SOI.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar