UFRN firma nova parceria com instituição europeia

30/08/2019 14:30


O Termo de Cooperação entre a Dublin City University (DCU) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira, 28, na Sala de Reuniões, pelos professores Theo Lynn e Pierangelo Rosati ao reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo. A parceria é fruto de uma aproximação fruto do World Technology Universities Network – Exchanges Grants (WTUN), rede mundial de cooperação entre universidades, que busca aproximar instituições emergentes e que propiciou, em 2018, a cooperação de trabalhos científicos entre pesquisadores da DCU e da UFRN.

“Tanto o WTUN como este termo de cooperação abrem portas importantes para a troca de experiências e oportunidades de pesquisa, potencializando assim a internacionalização da UFRN. Na época, para termos uma ideia, fomos única universidade brasileira contemplada com bolsas pelo projeto”, colocou o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD), Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, cujos trabalhos se debruçam sobre aspectos no contexto da Internet das Coisas Industriais. Além dele, o docente Marcelo Augusto Costa Fernandes, do Departamento de Engenharia da Computação (DCA) também foi contemplado em 2018 com uma bolsa na Coventry University, na Inglaterra.

O reitor da UFRN especificou que um dos eixos de atuação da Universidade nos próximos anos será justamente alcançar a excelência acadêmica, e um dos meios é o fortalecimento da internacionalização. Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) estiveram presentes. Na oportunidade, o secretário da SRI, Márcio Venício, afirmou que o estreitamento das relações é uma das demandas inerentes ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de atingir as metas do Plano Estratégico de Internacionalização.

WTUN

Lançada em 2017 durante o segundo Congresso Mundial de Universidades Tecnológicas, a World Technology Universities Network é uma rede global de universidades de tecnologia comprometidas com pesquisas avançadas e voltadas para desafios, com benefícios diretos para as pessoas e a sociedade, com uma educação focada na disseminação de uma cultura de cidadãos globais.

A WTUN tem, como alguns de seus objetivos, promover a mobilidade e oportunidades de cidadania global, colaborar em pesquisa e transferência de conhecimento para enfrentar desafios globais, facilitar as ligações entre as universidades, a indústria de tecnologia do mundo e as Organizações Não-Governamentais. Para atingi-los, busca intercâmbios entre universidades membros com pesquisa colaborativa, facilitando as ligações entre as instituições.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar