UFRN e secretarias de Natal realizam simpósio sobre segurança alimentar

10/10/2019 12:00


O direito à alimentação adequada é previsto para todos os cidadãos. No entanto, tendo em vista a atual conjuntura, esse direito deve ser fomentado e discutido no Rio Grande do Norte. Para tanto, o Departamento de Nutrição da UFRN, em parceria com as secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas), da Saúde (SMS) e da Educação (SME) e com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realiza o Simpósio Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece no dia 24 de outubro, às 8h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). As inscrições vão até o dia 24 de outubro, via Sigaa. 

O simpósio é destinado aos discentes, docentes e terceirizados da UFRN e aos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social do RN. Espera-se que o público presente no Simpósio possa se apropriar do conteúdo exposto e revigorar suas ações na realização da segurança alimentar nutricional nos diferentes contextos e realidades da população brasileira. 

Existem muitas pessoas que acabam sujeitas à alimentação inadequada. Diante disso, os setores da Saúde, Educação e Assistência Social das políticas públicas precisam se integrar para garantir a segurança alimentar nutricional de todos, priorizando os que estão em condições de vulnerabilidade social.  

O objetivo do simpósio é contribuir com a formação de uma cultura de direitos, principalmente no que concerne ao direito humano de ter uma alimentação adequada, além de colaborar para que as ações públicas dos gestores e servidores se voltem aos princípios e elementos constitutivos dos direitos humanos, em especial no município de Natal.

A programação do evento contará com mesas-redondas e uma roda de conversa com a presença dos representantes da Semtas, SMS, SME, Consea e professores da UFRN. A roda de conversa traz como tema: Natal no caminho da Segurança Alimentar e Nutricional: estratégias traçadas e desafios para o futuro. As mesas-redondas vão compartilhar experiências  intersetoriais em Segurança Alimentar e Nutricional voltadas à produção e consumo sustentável de alimentos e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar