UFRN apresenta proposta de Cidade Inteligente a candidatos

23/10/2020 08:56



Coletar dados sobre as atividades locais e otimizar o aproveitamento de recursos no ambiente usando tecnologia para melhorar a qualidade de vida local. Esse conceito de cidades inteligentes (smart cities) embasa o documento Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante, que será apresentado no dia 29 de outubro, às 14h30, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, aos candidatos à Prefeitura de Natal. O material é assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Indústrias do Estado (Fiern), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN). 

As smart cities usam grandes bancos de dados para planejar o espaço urbano e permitir um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis pelos gestores. O documento, elaborado em parceria, aponta 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, estimulando a inteligência municipal por meio do investimento, uso e absorção cultural de tecnologias. Desde a saúde pública passando pela economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança até tecnologia e urbanismo.

As adversidades trazidas pelo ano de 2020 — através de um fato inesperado: a pandemia da Covid-19 — e novas dificuldades que poderão surgir, oportunizam novos modelos de gestão. “O uso da TI na gestão de estados e municípios pode trazer enormes benefícios no enfrentamento de tais desafios”, destaca o diretor do IMD, Ivonildo Rego. “O conceito de Cidades Inteligentes torna-se fundamental para o debate público nesse momento, de modo a se pensar em políticas públicas urbanas que estejam de acordo com os desafios trazidos pelo século 21, e que empreguem de maneira consistente as ferramentas cujo desenvolvimento é oportunizado por nossa época”, enfatiza.

Para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a adoção de uma gestão baseada em dados é um estímulo a implantação e migração para a Indústria 4.0. “As cidades inteligentes são pioneiras na implantação da indústria 4.0, pois há uma cultura de fomento ao empreendedorismo, à conectividade, à inovação. Além de permitir a adoção de novas medidas de gestão baseada em dados e também participação mais ativa da sociedade civil”, destaca o presidente da FIERN, Amaro Sales.

Ele destacou ainda que o modelo pode ser expandido para as demais prefeituras do estado. “A adoção de medidas que estimulem o uso de energias renováveis, como a eólica e a fotovoltaica, também é uma forma de estimular a vinda de mais empresas e investimentos deste setor aqui”, explica.

Com um histórico de parceria com o IMD e o estado alemão da Renânia-Palatinado no projeto RN Inteligente — para uso da tecnologia como apoio à gestão estratégica há mais de uma década —, a Fecomércio ressalta a importância da parceria entre as entidades e o compromisso dos futuros gestores para a viabilidade da proposta Natal Cidade Inteligente.

Natal ainda tem no comércio, nos serviços e no turismo seus principais pilares econômicos (os segmentos respondem mais de 70% do PIB da capital). Por isso, o presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, destaca o quanto essas atividades podem ser beneficiadas com um modelo moderno de gestão. 

“Recebemos com muita satisfação o convite do IMD para colaborar com esta iniciativa, na qual temos reconhecido know-how, sobretudo em virtude de nossas parcerias com a Alemanha. Podemos e vamos contribuir fornecendo estudos e projetos que possam potencializar investimentos. O compromisso dos futuros gestores com este modelo é crucial porque ele tem um enorme potencial para alavancar a nossa economia e trazer, a reboque, o tão desejado desenvolvimento social”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Entre os pontos citados na proposta encaminhada aos candidatos à Prefeitura de Natal, está o uso de tecnologia para integração de dados e o incentivo à implantação de empresas da área de economia criativa, além de parques tecnológicos e incubadoras. Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a adoção de um modelo de Cidade Inteligente é uma iniciativa que certamente vai gerar desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, tendo como aliados os próprios cidadãos.

Além da apresentação do documento, será realizada uma live técnica aberta ao público no dia 29 de outubro, às 19h, no canal do IMD no YouTube, com retransmissão nos perfis das instituições parceiras. Participam da live o coordenador de Programas e Projetos Institucionais do Senac RN, Marcelo Milito, que atuará como mediador; o coordenador do Smart Metropolis, Frederico Lopes; o presidente do Sinduscon RN, Sílvio Bezerra; e a professora do Departamento de Geografia (DGE/UFRN), Jane Roberta de Assis Barbosa.

Fonte: IMD e FIERN.


 


   
   





Seja o Primeiro a Comentar