Talento Metrópole vai publicar conteúdos educativos sobre TI

30/07/2020 09:26


De maneira a contribuir com a produção e propagação do conhecimento científico, alunos do Talento Metrópole – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada na educação de jovens com altas habilidades/superdotação – farão, a partir de agosto, uma série de publicações de caráter educativo relacionada à Tecnologia da Informação (TI).

A proposta, segundo a coordenadora do Talento, professora Izabel Hazin, é dividida por temáticas, que irão abranger uma série de assuntos para discussão e formação do público, dividindo-se em três frentes principais: a produção de podcasts, vídeos informativos e cursos online.

Todos os conteúdos serão produzidos, desde o planejamento até a edição final, por alunos do Talento Metrópole, que hoje reúne estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Para atingir o objetivo principal, o projeto contará com uma programação diversificada. Segundo Hazin, os podcasts, por exemplo, seguirão a temática TI em Lugares e Áreas Inusitadas, contribuindo com debates sobre como a tecnologia está inserida, ainda que imperceptivelmente, em espaços comuns da sociedade. Desse modo, o primeiro conteúdo em áudio promoverá debates sobre a relação da tecnologia com a música, momento que contará com a participação de professores universitários de ambas as áreas.

A iniciativa também contemplará conteúdos que apresentarão diversos laboratórios da UFRN – como o de prototipagem do IMD – além de reunir entrevistas com profissionais e pesquisadores e oferecer cursos virtuais. Quanto a estes, está previsto o lançamento de duas formações gratuitas: uma para ensinar pequenos empreendedores a criar sites de e-commerce usando programações simples em linguagem JAVA e outro para preparação de candidatos para Olimpíadas de Informática.

A previsão é que os conteúdos sejam publicados ao longo das semanas de agosto, conforme a finalização de cada peça, e estarão disponíveis em plataformas como YouTube, Spotify, Dicord, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outras. Conforme os produtos forem lançados, haverá divulgação nas redes sociais e no portal do IMD.

Sociedade

Conforme explica Izabel Hazin, a iniciativa reflete a preocupação do Talento Metrópole em contribuir para a disseminação da ciência e apoiar a sociedade através do conhecimento e inovação. “Sempre buscamos fazer atividades como essas, de caráter social. Participamos de pesquisas científicas e ações junto ao Hospital Infantil Varela Santiago, por exemplo, e contribuímos com a produção de tecnologias de promoção à saúde e de inserção social de pessoas com deficiência”, destaca a professora.

Fonte: Ascom/IMD.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar