Site da Governança pode ser acessado no portal da UFRN
Instrumento importante de transparência na gestão pública, o novo site da Secretaria de Governança Institucional agora está vinculado ao portal da UFRN. Com isso, a universidade dá mais visibilidade aos seus atos administrativos e facilita a informação para a comunidade universitária, bem como para a sociedade em geral. A página pode ser acessada clicando aqui.
No site, é possível encontrar dados sobre atos de gestão de pessoas, ética na organização, estratégia, prestações de conta, orçamento da universidade, área de Tecnologia da Informação (que envolve todos sistemas SIG), aquisições por meio de contratos e licitações, relacionamento com outras instituições, além das estruturas organizacionais da secretaria.
Para o secretário de Governança Institucional da UFRN, Severino Cesario Lima, a página é fundamental para a relação da universidade com os seus públicos. “As comunidades externa e interna precisam saber como as ações da universidade estão sendo conduzidas, por isso é importante esse site. Até para as pessoas entenderem o que é a governança”, afirma.
O que é governança?
Palavra amplamente utilizada no mundo corporativo, governança é um mecanismo implementado por uma gestão para acompanhar a liderança.O secretário, no entanto, apresenta um conceito mais simples para assimilação geral. “É a forma como os governos governam, ou seja, trazendo para a nossa realidade, é a maneira como a gestão da universidade é conduzida”, explica Severino Lima.
Nesse sentido, a governança na UFRN pode ser divida em três grandes áreas: gestão de pessoas, controle e estratégia da organização. Todos esses aspectos são norteados por documentos e procedimentos bem definidos, com resultados a serem atingidos a cada etapa. Na UFRN, a governança é avaliada a cada dois anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Na primeira, realizada em 2018, a UFRN ficou em primeiro lugar na gestão de pessoas e em terceiro nas demais áreas entre os órgãos do Rio Grande do Norte, colocação exaltada pelo secretário, considerando que naquele ano a UFRN dava os primeiros passos para a implementação de políticas de governança. “Já no início conseguimos uma posição de sucesso”, comemora.
A avaliação deste ano deveria ter acontecido no mês de abril, mas por conta da pandemia do novo coronavírus o TCU suspendeu para 2021.
Fonte: Agecom/UFRN.