Sinfo reforça alerta para mudanças no Google Meet
Se você usa o Google Meet para realizar reuniões ou ministrar suas aulas, precisa ficar atento. Desde ontem, 30, a Google volta a restringir o serviço que, desde o início da pandemia da covid-19, estava disponível em sua versão mais completa que permitia a utilização do serviço de forma ilimitada. A mudança mais preocupante na versão gratuita, principalmente para professores, é que o usuário não poderá mais baixar aulas ou reuniões gravadas. Além disso, essas mídias só ficarão disponíveis na nuvem por 30 dias. A duração das reuniões não sofrerá alteração em relação ao disponível atualmente.
Segundo a Superintendência de Informática (Sinfo), para garantir o acesso as gravações a solução é usar outra ferramenta em conjunto com o Google Meet para realizar essa operação e depois disponibilizar o arquivo do vídeo no Google Drive. Uma alternativa é o Obs studio, programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto. Porém, para quem preferir utilizar uma única ferramenta, a Sinfo vem recomendando o Microsoft Teams, principal concorrente da Google que ainda não limitou o serviço.
O Teams, além de gratuito, permite até 300 participantes por sala. A gravação só fica disponível na nuvem da Microsoft por 20 dias, mas o usuário poderá fazer o download neste período e disponibilizá-la via Google Drive. A ferramenta é um pouco mais complicada, mas a Sinfo preparou um tutorial que ensina o passo a passo de como instalar e utilizar o serviço que pode ser visto neste link. O importante é que a conta do usuário seja feita por meio do e-mail institucional da UFRN.
Segundo o superintendente adjunto da Sinfo, Marcos Madruga, o importante é que a UFRN está oferecendo alternativas de soluções para o problema, com intuito de orientar e auxiliar servidores e estudantes a manterem suas atividades administrativas e educacionais. A Superintendência tem enviado comunicações sobre essas mudanças e disponibiliza um telefone para tirar dúvidas e auxiliar os que precisarem neste processo. Basta ligar para o 3342 – 2210, ramal 2, e pedir apoio ao suporte técnico.
E-mail institucional
É importante observar que é necessário utilizar um e-mail institucional para acessar as ferramentas da Google e da Microsoft, visto que essas contas tem permissões diferentes das contas gratuitas criadas de modo independente.Desse modo, a Sinfo recomenda utilizar o e-mail institucional criado via G Suite for Education (@ufrn.edu.br). Quem ainda não tem esse e-mail pode fazê-lo pelo sistema SIG. Tanto no SIGRH quanto no SIGAA, o usuário deve procurar a indicação Google For Education ao lado da foto de perfil. O sistema indicará os passos seguintes.
Fonte: Agecom UFRN.