Serviço de Psicologia da ECT oferece plantões educacionais aos alunos
A partir desta sexta-feira, 20 de setembro, o Serviço de Psicologia Escolar Educacional da Escola de Ciências e Tecnologia (SPEE/ECT) passa a oferecer plantões educacionais para os alunos. A novidade pretende agilizar o atendimento das demandas que são de caráter emergente ou que não conseguem ser supridas durante o processo de agendamento que já vem sendo oferecido.
O principal objetivo do serviço é atender demandas relacionadas ao processo de ensino, aprendizagem e socialização dos alunos do bacharelado em Ciências e Tecnologia. “A questão mais frequente por parte dos alunos é a organização da rotina de estudos, seguida das questões relativas à orientação profissional e em terceiro lugar tem surgido muitos casos de transtornos clínicos, como ansiedade e depressão”, explica a psicóloga educacional Maria Luiza Freitas.
Os novos plantões serão realizados toda sexta-feira, nos períodos vespertino e noturno, funcionando como uma espécie de triagem. Segundo Maria Luiza, a iniciativa se deu por causa da alta demanda de procura para o atendimento, uma vez que estes são realizados a partir de um agendamento prévio via e-mail e, desse modo, alguns casos mais urgentes e delicados não conseguiam ser resolvidos a tempo.
Além dos atendimentos individuais, a psicóloga também relata que são feitos levantamentos de dados para análise institucional, bem como reuniões com o corpo docente para discutir estratégias de melhorias de ensino, potencialidades e possíveis problemas da instituição. São feitas, ainda, reuniões com o Grupo de Trabalho para Acessibilidade e Inclusão (GTA) para discutir sobre programas de inclusão voltados a alunos com necessidades educacionais mais específicas.
Os serviços do setor de psicologia são divulgados para os alunos da unidade via e-mail e fórum do curso. A partir disso, os interessados devem solicitar seu atendimento inicial enviando um e-mail para mluizapf@ect.ufrn.br. O agendamento é feito por ordem de solicitação, ou seja, dando prioridade a quem solicitou primeiro. O atendimento é realizado no terceiro andar da Escola de Ciências e Tecnologia, sala 34.
O aluno que apresenta problemas ligados a transtornos clínicos é encaminhado ao Sepa, órgão suplementar da UFRN, responsável por atender de maneira mais específica essas questões. O aluno pode entrar em contato com o Sepa por meio do número (84) 3342-2234 ou pelo e-mail registro.sepa@gmail.com.
Fonte: Agecom/UFRN.