Seminário reúne pesquisadores para discutir enfrentamento da sífil

23/01/2020 11:30


A cidade de Coimbra, em Portugal, receberá, entre os dias 27 e 28 de janeiro, a 1ª edição do Seminário Internacional Sífilis Não na Perspectiva da Formação Humana em Saúde: a pesquisa no espaço lusófono e ibérico. O evento é uma promoção do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra.

O evento, desenvolvido com anuência do Ministério da Saúde do Brasil, tem como objetivo fortalecer as cooperações internacionais e alinhar as pesquisas em andamento entre os dois centros, além de articular as produções conjuntas entres grupos de pesquisas, definir agendas de trabalho para os próximos anos (de 2020 a 2025), integrar pesquisadores e discutir o cenário de enfrentamento à sífilis no Brasil, onde ocorre o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção (Sífilis Não), bem como nos demais países envolvidos.

Além de Brasil e Portugal, o evento conta com a participação de palestrantes da Espanha, de Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe.

O coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, falou sobre as possibilidades de integração proporcionadas por este primeiro encontro. “O seminário é importantíssimo, pois irá reunir representantes do governo brasileiro, discutindo o enfrentamento da sífilis no Brasil, que pode servir de modelo para outros países. O encontro terá ainda representantes dos governos de Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, reforçando a integração entre países lusófonos no sentido de buscar soluções e estratégias para o combate da epidemia de sífilis e de outras ISTs, tanto no âmbito da América do Sul, como em países da Europa e África.

A programação completa está disponível no site do evento: https://seminariosifilisnao.lais.huol.ufrn.br/

Sobre o projeto Sífilis Não

O Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, comumente conhecido como Sífilis Não, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), tem como objetivo ações efetivas e pesquisas aplicadas nas áreas acadêmica e médica que visem à redução dos casos de sífilis adquirida e a possível eliminação da sífilis congênita por todo o Brasil.

Fonte: Ascom/Sedis.

Atuando em quatro eixos distintos (gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação), o projeto visa à capacitação de gestores e profissionais na área da saúde, implantando linhas de cuidado para a sífilis com acompanhamento e intervenção em populações-chave, como grupos de gestantes e pessoas do meio LGBT.

O projeto também conta com a participação de diversos apoiadores, que são responsáveis pelas ações na vigilância e na atenção primária em saúde, fortalecendo assim o Sistema Único de Saúde (SUS) e formando uma articulação rápida e forte contra a sífilis.  



   
   





Seja o Primeiro a Comentar