Semana da Biologia discute desastres antropogênicos

13/08/2020 08:03


Diante de um momento delicado relacionado à questão ambiental e com o conturbado combate à pandemia no país, o Centro Acadêmico de Biologia promove um evento para debater essas temáticas. A IV Semana da Biologia (Semabio) tem como tema este ano Desastres Antropogênicos no Brasil e vai discutir durante três dias com diversos especialistas os desdobramentos desse cenário.

Em detalhes, a Semabio vai tratar das crescentes queimadas na floresta amazônica, do derramamento de óleo no litoral do Nordeste, além da crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus. Daí se origina o tema do evento, cujo nome – desastres antropogênicos – remete a problemas causados direta ou indiretamente pela ação humana no ambiente.

Entre os debatedores estão representados estudiosos e instituições de renome em cada um dos assuntos. Participam o cacique Luiz Katu, da comunidade indígena do Catu, o pesquisador Luiz Aragão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as professoras Juliana Espada Lichston e Liana Mendes, ambas da UFRN, e um representante do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Para tratar mais especificamente sobre a covid-19 e suas consequências, a Semabio conta com Josélio Araújo, do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), que vai apresentar ações do IMT no enfrentamento à pandemia. O biólogo e pesquisador da área de educação, Thiago Severo, vai falar ainda sobre aspectos referentes à vida em um mundo pós-pandemia. Além das palestras, há também dois minicursos por dia, com programação ainda a definir.

De acordo com Alice Eduarda Bezerra, coordenadora de imprensa da comissão organizadora da Semabio, com essa temática, o evento pretende mostrar para as pessoas que suas atitudes têm um impacto em tudo que ocorre e no que vai acontecer daqui para a frente no mundo.

“O tema traz discussões pertinentes não só a pessoas da área, mas à comunidade no geral. Buscamos a compreensão e a importância da preservação dos recursos naturais, bem como o quanto os impactos neles nos afetam. Então será uma semana de debates ricos em conhecimento sobre o que é nosso e qual o nosso dever diante desses desastres, como biólogos e cidadãos, além da relevância da ciência em nossas vidas e nesses acontecimentos”, explica Alice.

Pela primeira vez realizado de maneira totalmente remoto, o evento acontece de 4 a 6 de setembro e conta com transmissão pelo canal do Youtube do Centro Acadêmico de Biologia. Para ter direito ao certificado de participação na Semabio, é necessária inscrição prévia, em formato que ainda vai ser divulgado no perfil Cabio, no Instagram, onde também podem ser conferidas outras informações.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar