Projeto de pesquisa desCom realiza encontro sobre Paulo Freire

27/08/2019 16:30


O Departamento de Comunicação Social dá início nesta quarta-feira, 28, ao ciclo de encontros de estudo do projeto de pesquisa “Epistemologias Subalternas e Comunicação – desCom”, do período 2019.2. O primeiro encontro, em que aborda o tema: “Paulo Freire e o pensamento decolonial: um diálogo urgente e necessário”, acontece às 9h30, na Sala 1 do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/UFRN).

Nesta ação, pesquisadoras de iniciação científica que participam do desCom refletirão sobre obras do pedagogo e pensador brasileiro Paulo Freire e da pensadora, educadora e ativista feminista negra estadunidense bell hooks. Após a apresentação, será realizada uma discussão a partir das reflexões expostas.

O projeto “Epistemologias Subalternas e Comunicação – desCom”, coordenado pelo professor Antonino Condorelli, se propõe a refletir sobre descolonização do pensamento e das práticas comunicacionais, assim como da produção de conhecimento nas ciências humanas e sociais em geral, por meio do estudo, da discussão e da cartografia de pensamentos produzidos por sujeitos e grupos sociais subalternizados pela matriz eurocêntrica e colonial de pensamento, imposta pela versão hegemônica da modernidade ocidental.

O encontro é aberto a comunidade universitária e externa. Segundo o coordenador, os interessados podem fazer uma leitura prévia dos textos, embora não seja condição obrigatória para a participação no debate. Os livros que serão debatidos no encontro estão disponíveis na pasta do projeto desCom no Google Drive: Mais informações pelas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar