Projeto de pesquisa da EAJ envolve literatura, debate e reflexão
O projeto de pesquisa Encontros literários: a formação do leitor e escritor jovem, coordenado pelos professores Julianne Pereira dos Santos e Rafael Borges, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), tem como objetivo a formação do leitor e escritor jovem. A atividade foi idealizada no ano de 2017 e colocada em prática a partir de 2018. Os docentes, na tentativa de estimular a leitura e torná-la mais reflexiva e produtiva, pensaram em realizar reuniões semanais.
Inicialmente, os encontros foram pensados sob a perspectiva de os estudantes lerem, discutirem e debaterem textos de autores consagrados, dos quais gostavam e se identificavam. Segundo Julianne, a proposta inicial apresentada foi alterada ao longo dos encontros. “No começo foi assim, mas depois eles começaram a mandar textos através do e-mail do grupo de leitura, uns de forma anônima e também sob pseudônimos”, comenta.
Os estudantes também passaram a inserir os textos de própria autoria. A docente fala que a iniciativa dos alunos foi algo inesperado. “Para a gente foi maravilhoso porque era uma demanda que não estávamos esperando e foi muito crescente, então além do encontro de leitura, tornou-se também um encontro de escrita”, afirma.
O ambiente é caracterizado como um lugar de acolhimento, onde os discentes se sentem à vontade para compartilhar as próprias escritas. Outra característica é que não existe um método avaliativo ou crítico, ou seja, o objetivo é estar ali para debater acerca das leituras e fazer reflexões a partir delas. O debate sobre sociedade, temas existenciais, vida, amor e adolescência são pautas abordadas no encontro, a partir das leituras realizadas.
No ano passado foi feito um livro com os trabalhos de autoria dos próprios alunos e também textos dos idealizadores do projeto. Junto ao lançamento do livro, foi realizado um colóquio com alunos e professores, onde alguns desses docentes falaram sobre a importância da leitura e a formação do jovem leitor.
A evolução dos alunos quanto à leitura e escrita também é algo perceptível. Alguns deles participam desde o ano passado e é evidente um maior envolvimento com a leitura e maior afinidade com a escrita, o que os torna cada vez mais reflexivos e críticos quanto a determinados temas.
A coordenadora do projeto diz ainda que outra motivação para o surgimento dos encontros foi o fato de sempre estar ligada à literatura. “Acho que, enquanto professora, não tem como fugir da importância da leitura. Tanto eu quanto Rafael tínhamos esse interesse do estímulo à leitura, e na sala de aula não tem como trabalhar tanto esse aspecto quanto gostaríamos, por isso idealizamos a atividade”.
Os coordenadores têm a perspectiva de seguir com o projeto e esperam que ele dure por muito tempo. Pretendem também realizar atividades semelhantes ao lançamento do livro do ano passado. Outro objetivo é de que o projeto cresça ainda mais, fazendo com que a comunidade acadêmica tenha interesse, participe e se envolva com as ações do grupo.
Os encontros literários acontecem às quintas feiras ao meio dia, no prédio do Ensino Médio da EAJ.
Fonte: Ascom EAJ.