Projeto de extensão informa e orienta sobre o HPV nas redes sociais

22/09/2020 09:21


Informar a população sobre o HPV e conscientizar sobre seus riscos é o objetivo do projeto de extensão do curso de Medicina da UFRN intitulado de Discutindo HPV. Idealizado por quatro alunas e sob a orientação do professor Francisco Edilson Leite, o projeto surgiu de um trabalho da disciplina de Oncologia em outubro de 2019.

O Discutindo HPV utiliza as ferramentas disponíveis no Instagram, onde busca se aproximar da sociedade. As postagens são desde como ocorre a transmissão, até a prevenção, com enfoque na vacinação e tratamento. “Buscamos fazer um perfil que levasse informação de qualidade, todos os nossos textos são referenciados em órgãos oficiais, mas com linguagem simples e atual”, afirma Diana Pessoa, uma das responsáveis pela ação.

Segundo Diana, o resultado foi muito superior ao que esperavam: o projeto teve um grande retorno. Eles recebem muitas perguntas, orientam as pessoas, esclarecem as dúvidas mais simples, e incentivam a procurar um médico quando necessário.

Outro destaque do projeto é trazer dados sobre o HPV e os homens, mostrando como essa doença pode atingir o público masculino. “O HPV muitas vezes é visto como um problema feminino, mas não é, atinge homens e pode levar a complicações sérias, além deles transmitirem para suas companheiras”, conclui.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar