Projeto de descontaminação do litoral nordestino tem financiamento aprovado no CNPq

26/10/2020 09:40


Um projeto do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da UFRN foi aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicação. Intitulado Formulação de consórcios microbianos biorremediadores de contaminação por petróleo pesado, o trabalho vai integrar a chamada Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira – Programa Ciência no Mar.

Com o objetivo de desenvolver processos biológicos para combater a poluição pelo petróleo derramado na costa do Nordeste em 2019, a proposta envolve, além da UFRN, as universidades federais de Pernambuco (UFPE), Ceará (UFC) e Rio Grande do Sul (UFRGS). Chamado de biorremediação, esse método tem sido considerado uma das alternativas promissoras para remover contaminantes, devido à simplicidade e à eficiência de custo frente a outros meios tradicionais.

As equipes envolvidas na proposta desenvolvem trabalhos em cooperação utilizando estratégias de microbiologia e metagenômica há alguns anos, o que permitiu a identificação de microrganismos e genes relacionados à degradação de hidrocarbonetos, compostos formadores do petróleo. De acordo com a professora do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG/UFRN) e coordenadora do grupo de pesquisadores, Lucymara Fassarella, o investimento nesse estudo é de suma importância.

“Estamos vivendo um dos piores momentos da ciência brasileira, devido aos cortes nos investimentos em pesquisa ocorridos nos últimos anos. Vários laboratórios produtivos estão sem recursos para continuar trabalhando. A aprovação do nosso projeto neste edital representa a possibilidade de darmos continuidade à nossa pesquisa e à formação de recursos humanos”, afirma Lucymara Fassarella.

Ao todo foram mais de 140 propostas participantes da chamadas. No entanto, apenas seis foram classificadas como aptas a receber o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicação. Para Lucymara Fassarella, tal fato ressalta a qualificação e a competitividade das pesquisas desenvolvidas pelo laboratório.

“Nessa chamada foram disponibilizados R$ 4 milhões para pesquisadores de todo Brasil. Pelo volume de projetos que a chamada recebeu, fica claro que esse montante não atende à demanda. Ficamos muito felizes em ter uma proposta altamente competitiva, o que reflete a qualidade técnica da nossa equipe e serve de estímulo aos nossos pesquisadores e principalmente aos estudantes”, conclui a pesquisadora.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar