Proae e estudantes conversam sobre Restaurante do HUAB

04/08/2020 10:46


Os pró-reitores de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, Edmilson Lopes e José Pereira de Melo, se reuniram com representações estudantis, na manhã desta segunda-feira, 3 de agosto. O encontro teve como pauta esclarecimentos sobre o uso do Restaurante do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) pelos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), além de perspectivas futuras de apoio para alimentação dos estudantes dos campi do interior.

A reunião contou com a participação de representações do Diretório Central do Estudantes (DCE), da União Estadual dos Estudantes do RN (UEE-RN) e dos Centros Acadêmicos da Facisa e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres). As principais dúvidas levantadas pelos alunos foram sobre o vínculo do restaurante com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e quais os impactos na alimentação dos estudantes.

Os pró-reitores explicaram que o restaurante é do HUAB, sob a gestão da Ebserh. Dessa forma, a UFRN tinha uma parceria com a unidade hospitalar para custear uma parte da força de trabalho, o que garantia o fornecimento de 200 refeições diárias aos estudantes da Facisa. Contudo, houve a relocação de parte dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para o Auxílio Instrumental, o que ocasionou a suspensão dos contratos dos trabalhadores do restaurante – decisão que ocorreu em 16 de julho no Conselho de Administração (Consad).

Nessa perspectiva, com a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia, os órgãos de controle estão reavaliando juridicamente a possibilidade de retorno dessa parceria. Ainda segundo a Proae, cerca de cinco estudantes ainda estavam fazendo uso do Restaurante do HUAB, durante a pandemia. Com a interrupção da parceria, a Assistência Social já está garantindo apoio para alimentação desses alunos.

Nesta semana, haverá ainda uma reunião com a Direção e os alunos da Facisa para tratar sobre o mesmo tema. Para os próximos encontros, serão discutidas novas possibilidades de apoio à alimentação estudantil, na pós-pandemia, para os alunos dos campi do interior. 

Fonte: Ascom/Reitoria.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar