Políticas nacionais de financiamento da pesquisa é tema de aula inaugural

07/10/2020 08:25


O Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN realiza, nesta quarta-feira, 7, às 16h, a aula inaugural do semestre 2020.2. A professora Deise Mancebo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), será a palestrante que vai falar sobre Quem tem medo das ciências humanas? As políticas nacionais de financiamento da pesquisa. A palestra virtual será transmitida por meio deste link. Podem participar da ação a comunidade acadêmica e o público em geral.

De acordo com a professora Claudianny Amorim Noronha, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, o tema da aula é de grande interesse de toda a comunidade científica, especificamente pesquisadores das áreas de ciências humanas que, por terem como objeto de estudo o ser humano em suas múltiplas determinações, estão sendo preferidos nos principais programas e editais de financiamento das principais agências nacionais de fomento à pesquisa, Capes e CNPq.

A professora Deise Mancebo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem doutorado em Educação pela Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Destaca-se nacionalmente por ser uma pesquisadora com larga experiência na área da educação superior, com várias publicações em periódicos, livros e capítulos de livros. Participa da Rede Universitas/Br desde a sua criação e é coordenadora desde 2016. Deise coordenou o Observatório de Educação (CAPES) sobre a Expansão da educação superior no Brasil (2013 a 2017) e foi também coordenadora do GT de Políticas de Educação Superior da ANPED.

PPGED

O Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN, com 40 anos de funcionamento, contribui para o desenvolvimento da pesquisa e para a formação de pesquisadores em Educação, sua única área de concentração. Forma mestres e doutores para os sistemas público e privado de ensino, entre outras Instituições. A pesquisa representa o eixo formativo privilegiado exigindo dedicação, disponibilidade e envolvimento integral do pós-graduando nas atividades acadêmicas.

A proposta curricular está pautada nos estudos desenvolvidos nas Linhas de Pesquisa, nas quais se organizam as atividades acadêmicas, em função dos projetos dos docentes que definem a relação de pertinência com os projetos dos discentes. O Programa é reconhecido nacionalmente pela qualidade do trabalho realizado, alcançando conceito 5 em quatro avaliações trienais da Capes/MEC.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar