Pesquisadores lançam primeiro volume da Trilogia da Revolta
Rebelados da Cultura: Revoltas e Antropolíticas. Esse é o título do primeiro volume da Trilogia da Revolta, organizado pelos professores Alex Galeno, diretor do Instituto Humanitas (IH), Fagner França, do programa de pós graduação em Ciências Sociais (PPGCS), e Lucas Fortunato, do Departamento de Ciências Sociais (DCS). O livro, lançado em forma de ebook, está disponível na loja Kindle, e pode ser acessado por qualquer dispositivo com esse aplicativo. Neste primeiro volume, são lançadas as bases conceituais e epistemológicas da ideia de Revolta enquanto categoria política, analítica, estética e filosófica.
“A Coleção Revolta e Cultura registra a confluência de trajetórias dedicadas ao pensamento contemporâneo e o encontro de pesquisadores que se dedicam a um agir intelectual comprometido com o advento de uma cultura-revolta nas suas dimensões epistemológica, estética, política e existencial. Uma época como a que vivemos necessita de ideias que vivifiquem a existência e que façam do conhecimento um estímulo a mais para encarar a vida com a liberdade adquirida na poesia e nos sonhos. É com esse espírito que pretendemos contribuir com o auto esclarecimento da revolta de nosso tempo”, explicam os organizadores.
Segundo os autores do livro, os textos reunidos neste primeiro volume propõem desde uma discussão sobre a importância da ciência nos dias atuais, passando pela potência poético-política da imaginação, da poesia e do teatro, até chegar aos gestos de revoltas femininas (ou feministas). Além de professores da UFRN, o livro ainda conta com a contribuição de pesquisadores e intelectuais do Brasil, da França e dos Estados Unidos.
Fonte: Agecom UFRN.