Pesquisa da UFRN vence prêmio em congresso internacional
Pesquisadores da UFRN desenvolveram um modelo para condução de compras públicas baseado em técnicas da Gestão de Projetos. Eles observaram que as aquisições e contratações no ambiente público eram feitas de maneira muito operacionais, por isso propuseram uma técnica que permitiu uma ação mais estratégica com maior atenção à realidade de cada setor. O estudo rendeu o prêmio de melhor artigo científico da área de Gestão de Projetos no 8º Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VIII SINGEP), realizado entre 1º e 3 de outubro.
O projeto foi desenvolvido pela servidora Edjane Cortez da Cruz, durante mestrado no Programa de Pós-Gradução de Processos Institucionais (PPGPI/UFRN), com apoio de por Thiago de Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRN), e orientação do professor André Morais Gurgel, do Departamento de Administração (Depad) e secretário da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP/UFRN). Construído numa lógica de pesquisa ação, a partir de um caso real da fase de planejamento das licitações da própria UFRN, a pesquisa se baseou em demandas de aquisições que foram aplicadas às fases do modelo aplicado. Posteriormente, foram analisadas as percepções dos envolvidos durante workshops realizado pelo grupo.
A grande inovação deste estudo, segundo os pesquisadores, foi definir as fases da gestão de projetos para esses ambientes utilizando ferramentas como o Life Cycle Canvas – desenvolvida pelo professor Manoel Veras, do Depad – que se adequam bem a esse contexto. Esta medida possibilita um novo olhar para as aquisições públicas que permitam a melhor compra sem deixar de lado o princípio da economicidade que é base das licitações públicas. “Os próximos passos da pesquisa são validar o modelo em outras universidades públicas e tentar generaliza-lo para este contexto de instituição pública”, disse André Gurgel.
Prêmio
Segundo o professor, o Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (Singep) é o principal congresso acadêmico da área de gestão de projetos do país. Anualmente, escolhe o melhor artigo da área de gestão de projetos em uma sessão especial. Tradicionalmente esse prêmio é entregue a universidades do Sudeste.
“Este ano, conseguimos ganhar o prêmio como melhor artigo, o que demonstra a força da área no contexto da UFRN, tanto do ponto de vista acadêmico quanto de gestão, uma vez que a pesquisa vem do trabalho desenvolvido da SGP, junto a Pró-Reitoria de Administração (Proad), a partir da reformulação do processo de aquisição e contratações da universidade. É importante também destacar que a base de pesquisa de gestão de projetos a qual fazemos parte tem apenas três anos e hoje desponta como a base com o terceiro maior número de publicações nesta temática”, completou André Gurgel.
Fonte: Agecom UFRN,