Pesquisa avalia autoeficácia no manejo de asma em adolescentes

16/09/2020 08:39


Ajudar profissionais e pacientes a compreender as dificuldades existentes e a adotar melhores estratégias para um manejo adequado dos sintomas da asma em adolescentes.  Esse é o objetivo de um questionário que está sendo aplicado pelo Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (Laire/UFRN) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa é direcionada a adolescentes e para participar é preciso de autorização de algum responsável maior de idade. Os interessados em contribuir com essa coleta de dados devem responder um conjunto de perguntas rápidas disponível on-line neste link.

Conforme explica a professora do Departamento de Fisioterapia e responsável pela pesquisa, Karla Morganna, essas informações vão permitir avaliar a autoeficácia no manejo de sintomas de asma em adolescentes. “A autoeficácia é a capacidade, a facilidade ou a confiança que as pessoas têm de tomar decisões, nesse caso, decisões do adolescente relacionadas à asma.” Ela destaca que essa pesquisa é direcionada ao público de 12 a 18 anos porque “no Brasil o questionário usado para avaliar a autoeficácia nessa faixa etária é sempre respondido pelos pais, e achamos importante ter um que seja respondido pelos próprios adolescentes”.

Os dados sobre a autoeficácia pode ajudar a compreender o que dificulta a tomada de decisão relativa ao manejo dos sintomas da asma e, com isso, auxiliar a estabelecer estratégias mais eficazes para controlar melhor a doença. Vale lembrar que a asma é uma enfermidade pulmonar crônica que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Os sintomas podem se manifestar a qualquer momento nessas pessoas, comprometendo a saúde e a qualidade de vida. Além dessa pesquisa, outras ações estão sendo desenvolvidas pelo Laire como a produção de vídeos e cartilhas orientando sobre doenças respiratórias. Esse conteúdo pode ser acessado neste link.

Fonte: Ascom CCSA.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar