PDI: UFRN e sociedade planejam futuro da instituição de ensino

26/10/2020 09:37


Socialmente referenciada, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro, a Audiência Pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029. No encontro virtual, a Comissão de Elaboração do PDI apresentou a proposta do novo documento a representações da sociedade.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento que define os rumos da instituição para a próxima década. Nessa perspectiva, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, fez a abertura do evento, considerando a ocasião um importante momento para a Universidade, por proporcionar uma oportunidade de planejamento do futuro institucional junto à sociedade.

Em seguida, o membro da Comissão de Elaboração do PDI, Alexandre Queiroz, conduziu a apresentação dos principais pontos da minuta, abordando o que foi considerado para a construção da proposta, como o decreto que define os elementos do PDI; importância do PDI para o recredenciamento da Universidade pelo Ministério da Educação (MEC); trajetória de elaboração; objetivos institucionais; projeto pedagógico; políticas de gestão; metas globais; entre outros pontos.

Foram convidados para a Audiência representantes de diversos órgãos, como as instituições públicas de ensino superior, ex-reitores da UFRN, Conselho de Educação Municipal e Estadual, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, bancada federal, Tribunal de Conta da União, Controladoria Geral da União, além de outras representações da sociedade. A Audiência Pública está disponível no Canal da UFRN no Youtube.

Proposta do PDI

O processo de elaboração do novo Plano teve início com a avaliação técnica do PDI 2010-2019, que foi realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e resultou em um diagnóstico das condições de desenvolvimento institucional da UFRN. Em seguida, foi construída uma minuta do Plano, com base em diversas reuniões para colher sugestões junto aos gestores e à equipe técnica da administração central, ex-reitores, docentes com experiência em avaliação institucional, pesquisadores, ex-gestores e professores aposentados.

A proposta do PDI foi apresentada em diversos setores da Universidade; às Direções de Centros, Institutos e Unidades Acadêmicas Especializadas; e às representações da comunidade universitária, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Adurn-Sindicato, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest) e Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das IFES (Atens).

Participe da proposta!

O envio de sugestões para a Minuta do PDI, por meio do Formulário Eletrônico, teve início em setembro e foi ampliado até 6 de novembro de 2020 pela Comissão de Elaboração do PDI.

A minuta atual do novo PDI contém os objetivos, perfil e histórico institucional, abordando ainda a responsabilidade social, inserção da universidade, metas, monitoramento e avaliação, entre outros assuntos. Para haver a institucionalização do documento, a versão final do PDI passará ainda pelo Conselho Universitário (Consuni).

Fonte: Ascom Reitoria.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar