Nuplam produz 75 mil litros de álcool
Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam/UFRN) produziu 75 mil litros de álcool 70% para distribuir junto às unidades de saúde do estado. Isso é 20 mil litros a mais do que estava previsto quando a unidade começou a atuar durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, o trabalho será interrompido até o mês de outubro para readequação do espaço para produção de álcool em gel.
Desde março, o Nuplam planeja essa produção, mas não foi possível devido à falta de matéria prima no mercado nacional. O fechamento das fronteiras também dificultou a importação por algumas vias. Superado esse período, o Núcleo começa a mudar a área de produção para trabalhar na produção do álcool em gel 70%, mais recomendado para o uso doméstico humano.
O álcool líquido, produzido até aqui, foi destinado à desinfecção de ambientes hospitalares. O material foi produzido, envasado, embalado e distribuído pelo Nuplam em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Natal. O produto foi destinado às secretarias do estado e do município de Natal, a todos os hospitais universitários, ao Departamento de Saúde Coletiva (DAS), à Secretaria de Assuntos Penitenciários e várias outras unidades públicas.
Segundo a vice-diretora do Nuplam, Lourena Mafra, pode-se avaliar a importância desse trabalho constatando que a UFRN evitou o desabastecimento do álcool líquido nas unidades de saúde do estado, uma vez que este é um dos produtos mais importantes na prevenção da covid-19, por assegurar a desinfecção das superfícies dos ambientes. “Cumprimos nosso papel social, tão importante de promover essa prevenção. Não vimos o estado falar de desabastecimento de álcool e isso é muito importante”, completou.
Fonte: Agecom UFRN.