Novos Caminhos, novas possibilidades
Como medida de prevenção ao coronavírus, sair de casa tornou-se uma tarefa a ser realizada somente quando necessária. É o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC), é possível se qualificar para o mercado de trabalho em casa. As inscrições para a terceira etapa de cursos já estão abertas e terminam na próxima segunda-feira, 27.
O Novos Caminhos foi criado para fomentar a Educação Profissional e Tecnológica e, inicialmente, ofertaria cursos na modalidade presencial. A estratégia, no entanto, precisou de uma adaptação para ser realizada na atual situação sanitária do país.
Segundo o MEC, o Novos Caminhos tem três eixos de atuação: Gestão e resultados; Articulação e fortalecimento; e o eixo Inovação e empreendedorismo. Trata-se de um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.
Nas duas primeiras propostas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ofereceu cursos por meio do Instituto Metrópole Digital e também pela Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias – Escola Agrícola de Jundiaí. Nessa terceira proposta, os cursos estão todos ligados às Ciências Agrárias e, portanto, serão abarcados pela EAJ-UFRN. Ao todo, são 3 mil e 800 vagas, com destaque para a piscicultura, que está ofertando 2 mil e 500 vagas.
Segundo o coordenador do programa na UFRN, o professor Paulo Faria, com essa nova etapa, 10 mil alunos passam a ter acesso aos cursos à distância. “Os cursos são de formação continuada e de curta duração, para que as pessoas que estão em casa possam se capacitar e, quem sabe, ao término da pandemia ingressar no mercado de trabalho”, disse.
O professor afirma, ainda, que a intenção é que os cursos sejam bem práticos, ou seja, neles os alunos conhecem o passo a passo e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de cada atividade proposta. As aulas são ministradas através da plataforma da Sedis, da UFRN, e o aluno tem a vantagem de montar o seu próprio horário de estudos, além de contar com um professor tutor que auxilia nas dúvidas.
Inscrições
As inscrições para a nova etapa de cursos seguem até a próxima segunda-feira, 27. Todas as informações sobre o edital e inscrições, podem ser consultadas no site do Novos Caminhos.
Cursos com inscrições abertas
Aquicultor Ornamental: Produção comercial de peixes ornamentais
Aquicultor: Produção comercial de peixes – Piscicultura
Produtor de Derivados do leite: Produção alimentícia
Horticultor Orgânico: Produção de orgânicos
Operador de Beneficiamento de Pescado
Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos
Fonte: Ascom/EAJ.