Novo episódio do Saber Ciência explica porque o planeta está mais quente

09/11/2020 12:29


Se você está em Natal, deve ter percebido um aumento na sensação de calor. E olha que o verão ainda nem chegou. O pior é que isso pode não ser apenas uma sensação temporária. Autoridades que acompanham as mudanças no clima do planeta apontam que 2020 pode ser o ano mais quente da história. Esse é o tema do quinto episódio do Saber Ciência, que entrevista o professor do Departamento de Ciências Climáticas Cristiano Prestello e a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Kelly Yumi, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Na conversa com os especialistas, os estudantes de comunicação social Aimmée Araújo e Leônidas Carvalho tentam desvendar o que vem causando o aumento das temperaturas em todo o planeta, além de tentar entender que consequências isso pode ter para os seres vivos, como é o caso do branqueamento dos corais marinhos – tema da pesquisa de Kelly Yumi. Na semana em que os Estados Unidos deixam o acordo de Paris, que busca reduzir as emissões de carbono para tentar frear o aquecimento global, o professor Cristiano explica que é preciso avançar nas medidas de controle do carbono para não perdermos o controle da temperatura do planeta. 

Na quarta edição do projeto, o Saber Ciência mudou de formato para se adaptar às regras de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19. Os primeiros episódios foram lançados em outubro e mostraram uma pesquisa que busca usar lentes de contato para tratar doenças oculares, as desigualdade do trabalho das mulheres nas pesquisas científicas, o combate à desinformação na pandemia e um Museu de Memes da internet. Os entrevistados são professores e pesquisadores da UFRN e de outras instituições do país, como a Universidade São Paulo (USP) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Você pode assistir aos novos episódios do Saber Ciência no YouTube, toda sexta-feira, a partir das 18h ou pela TV Universitária, canal 5.1 da TV digital, às 19h30. Os episódios também estão disponíveis em formato Podcast nas principais plataformas digitais como Google, Apple e Spotify. Você também pode conferir o último episódio disponível a qualquer momento no portal da UFRN. 

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar