Museu Câmara Cascudo inaugura Jardim Sensorial

01/11/2019 11:45


O Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 31, o Jardim Sensorial, que tem como objetivo promover a percepção e valorização do mundo por meio dos sentidos humanos. O espaço, projetado sob a forma de projeto de extensão, promove a educação não-formal para a inclusão e a sustentabilidade, por meio da sensibilização e aproximação do ser humano com a natureza.

A coordenadora do Jardim Sensorial, professora Magnólia Araújo, explica que o ambiente promove agradáveis sensações por meio dos cinco sentidos. O tato é estimulado ao tocar nas folhas de uma planta ou caminhar descalço sobre a terra, já o olfato recebe o perfume das flores e o aroma das plantas. A visão contempla a imagem do jardim, a audição desperta para o som do vento nas árvores ou canto de pássaros, e até mesmo o paladar pode ser ativado por quem provar uma planta comestível.

De acordo com a professora, o fato de que a experiência pode ser desfrutada por todas as pessoas consiste no diferencial desse espaço em comparação aos demais. “Os parques públicos e particulares podem ser importantes locais de visitação, mas boa parcela da população, como cadeirantes e pessoas cegas, ainda ficam à margem, pois o modo como esses ambientes são planejados e construídos geralmente privilegia o sentido da visão. A inclusão prevê a modificação da sociedade para que todos possam desfrutar de uma vida com qualidade, sem exclusão”, ressalta.

Essa característica também foi destacada pelo reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, que destacou o local como uma praça com destinação humana sem precedentes. “Aqui, os visitantes serão encorajados a tocar, cheirar, saborear e interagir com o ambiente ao redor. E mesmo as pessoas que, por exemplo, não sejam portadoras de deficiência visual, mas de outro tipo de limitação, também poderão usufruir desse espaço de experimentos e aprendizado”.

O Jardim Sensorial insere o Rio Grande do Norte no mapa das atividades do Circuito Outubro Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos 2019 (ONU Habitat). Os interessados em visitar o ambiente podem ir diretamente ao local ou realizar agendamentos para visitas em grupos, acompanhadas por monitores do Parque das Ciências, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os agendamentos são realizados pelo e-mail parquedaciencianatal@gmail.com ou por meio do Facebook ou Instagram.

Fonte: Agecom/UFRN,


   
   





Seja o Primeiro a Comentar