MT testa tripulantes de navio de pesquisa da Marinha para Covid-19
Os 104 tripulantes do Navio Araguari partiram hoje em uma missão de pesquisa com destino ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo com uma preocupação a menos: a Covid-19. Na última sexta-feira, 18, equipes médicas da Marinha e do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizaram dois tipos de exame para a avaliar se a presença de sinais de infecção por SARS-CoV2, o organismo causador da doença em todos os participantes da missão.
Os profissionais de saúde colheram amostras com o swab – uma espécie de cotonete para coleta de secreções no nariz dos pacientes –, além de amostras de sangue para a realização de testes sorológicos para detecção de anticorpos do tipo IgM e IgG.
“Cada situação exige uma abordagem diferente: neste caso, era preciso garantir que não existiam casos assintomáticos da Covid-19, além de confirmar quantas pessoas já desenvolveram anticorpos para a doença”, como explica Selma Jerônimo, diretora do IMT/UFRN. A preocupação é com o isolamento a que a tripulação vai se submeter durante a missão, além de minimizar o risco de alguém desenvolver doença a bordo, pois a viagem de retorno ao continente pode durar até três dias, dependendo das condições climáticas.
Os tripulantes do Araguari ficaram confinados no navio no Porto de Natal até a divulgação dos resultados dos exames e partiram nesta terça-feira, 22.
Fonte: Agecom UFRN.