Ministério da Saúde divulga vídeo sobre o Lais

07/01/2020 10:21


O Ministério da Saúde mandou sua equipe de comunicação à Natal para conhecer de perto o trabalho do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O resultado é um vídeo de dez minutos que explora o potencial dessa unidade e apresenta algumas de suas pesquisas em desenvolvimento voltadas para a melhoria de vida das pessoas acometidas por diversas doenças, síndromes e infecções. A produção foi publicada no perfil oficial do Ministério no Facebook.

Na produção, o coordenador do Lais, Ricardo Valentim, destaca que o Brasil pode ser um dos grandes players internacionais e de produção de inovação tecnológica na saúde. Segundo ele, o Lais é um projeto transdisciplinar que atua com professores das áreas da saúde, tecnologias, ciências sociais e humanas e pesquisadores de todo o território nacional. “A pegada é muito para desenvolver e melhorar a qualidade do sistema de saúde do país, observando que as tecnologias desenvolvidas aqui e utilizadas pelo SUS podem contribuir também em outros lugares do mundo”, reforça. 

O vídeo destaca diversas ações em andamento, entre elas o projeto Osseus, que desenvolve um equipamento para densitometria óssea portátil que não usa radiação e oferece diagnóstico em 15 minutos. A proposta, que muda a lógica do diagnóstico da osteoporose, é portátil e foi pensada para atender demandas das equipes da Estratégia Saúde da Família nos municípios. 



   
   





Seja o Primeiro a Comentar