MEJC estende parceria com Sistema Fecomércio do RN

15/10/2020 09:53



A Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e à Rede Ebserh, estendeu na última semana a parceria firmada com o Sistema Fecomércio RN, na triagem dos atendimentos de urgência. A medida adotada desde o mês de abril faz parte das estratégias de enfrentamento da covid-19, implementadas na MEJC como forma de proteger pacientes, familiares, acompanhantes, profissionais de saúde e sociedade em geral.

Expoente no atendimento de gestação de alto risco e recém-nascidos prematuros, a MEJC precocemente passou a adotar medidas de proteção. Entre as estratégias adotadas, firmou parceria com o Sistema Fecomércio-RN, que disponibilizou a estrutura móvel Sesc Saúde da Mulher para auxiliar na triagem dos atendimentos de urgência. É uma forma de proteger e otimizar os procedimentos de averiguação do estado clínico das pacientes, com olhar minucioso para possíveis sintomas da covid-19. De abril a setembro, 3.644 mulheres passaram pela triagem realizada pela equipe do Sesc na unidade móvel . 

Na ocasião, o superintendente MEJC, Luiz Murillo Lopes Britto, e a chefe da Divisão Médica, Sônia Maria de Medeiros Barreto, entregaram certificados de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em parceria ao diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgílio, ao gerente de saúde do Sesc RN, Gustavo Adolfo, e à equipe da Sesc Saúde Mulher.

Atuação da Rede Ebserh 

Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh, de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Ascom MEJC.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar