LAIS lança tecnologias para pacientes com ELA

03/11/2020 13:00


A solenidade de abertura do Seminário Inovação em Saúde, Inclusão e Acessibilidade para pessoas com Doenças Raras, iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro. O encontro teve o objetivo de lançar três produtos para melhorar o atendimento dos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O Projeto revELA envolve ações que visam aperfeiçoar os cuidados com os pacientes de ELA. Nessa perspectiva, foi lançada uma plataforma para Registro de Incidência e Prevalência do ELA – Brasil, para agregar informações e entidades de apoio por meio de uma base nacional; o sistema Autonomus, para intermediar a interação e comunicação dos pacientes; e uma Trilha Formativa com cursos voltados para profissionais da saúde e cuidadores de pacientes.

O coordenador do LAIS-UFRN, Ricardo Valentim, agradeceu a presença dos convidados e deixou algumas bandeiras necessárias para o fortalecimento da inovação em saúde, inclusão e acessibilidade, como a responsabilidade social, compromisso com a ciência, defesa pelo desenvolvimento do RN e o fortalecimento de cooperações internacionais. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, foi convidado para o evento e ressaltou a importância do seminário, visto que irá analisar e discutir o tratamento de pessoas com ELA, visando a melhoria da autonomia e da convivência social, por meio de iniciativas baseadas em pesquisas.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), Marcos Pontes, contou que é prioridade da pasta produzir conhecimento e riquezas para o país, além de garantir qualidade de vida para as pessoas, por meio de tecnologias assistivas. Representando o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Aldo Dantas, ressaltou a importância da UFRN no desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, como vem sendo feito pelo LAIS, no campo da inovação em saúde.

A representante do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Liliane Cristina Bernardes, também elogiou as iniciativas da instituição e reforçou a responsabilidade social de preservar o direito das pessoas com doenças raras. Na mesma perspectiva, a representante do Ministério da Saúde, Luciene Bonan, falou da necessidade de desenvolvimento de tecnologias para atendimento e assistência.

Além do relato de pacientes, o evento contou com as participações da presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), Adriana Leico Oda; presidente da Associação Regional Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela-RS), Andréa de Araújo; deputado federal general Eliéser Girão, representando a bancada federal do RN; e presidente da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Carlos Roberto Riede. Confira o evento no Canal LAIS HUOL do Youtube.

Fonte: Ascom Reitoria.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar