Laboratório da UFRN investe em tecnologia com multirrobôs

06/09/2019 09:30


Pesquisadores do Departamento de Engenharia da Computação da UFRN aperfeiçoam há alguns anos uma tecnologia capaz de movimentar múltiplos robôs de maneira autônoma e sem interferência humana. Essa mesma tecnologia pode ser futuramente desenvolvida, por exemplo, para utilização em carros sem motorista.

O estudo é realizado no Laboratório de Robótica da UFRN, onde a pesquisa é aplicada no Projeto Futebol de Robôs, no qual alunos executaram o automatismo robótico na montagem de um time de futebol competitivo em uma modalidade específica para robôs, em que a equipe disputa a categoria IEEE Very Small Size Soccer (VSSS).

A utilização da tecnologia em atividades lúdicas como o futebol demonstra bons resultados, na medida em que atrai mais estudos e alunos para a pesquisa. Um desdobramento do projeto, chamado de Mulheres na Engenharia (MEG), é apresentado com sucesso em escolas da rede pública de ensino com a intenção de atrair mais mulheres para a área tecnológica (Leia aqui).

O pesquisador Daniel Morais explica que a mesma tecnologia usada no futebol poderia ser supostamente utilizada em carros autônomos onde um sistema embarcado com câmeras e múltiplos sensores podem auxiliar um carro a fazer o trajeto correto, sem interferência. “A gente pode aplicar esses conceitos de identificação de robôs, estratégias e desvio de obstáculos e aplicar isso em carros, por exemplo. Várias universidades já estudam novos métodos e técnicas para aprimorar essa tecnologia”, ressalta Daniel.

Futebol de Robôs

O professor Adelardo Adelino Medeiros, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação, explica que o sucesso do projeto como pesquisa e extensão se deve ao fato do futebol de robôs ser um agente motivador lúdico, tendo um nível de complexidade suficientemente elevado para ser instigador e sendo, ao mesmo tempo, possível de ser compreendido por alunos da graduação e do ensino médio que estudam esse sistema.

As regras são simples: são três robôs posicionados em um campo de 1,50m x 1,20m, monitorados por uma câmera que fica presa sobre o centro do campo captando imagens e transmitindo para um computador. Começa aí a primeira fase da inteligência do sistema, que através de um software vai transformar os 300 mil pontinhos de dados recebidos e extrair as informações que vão apontar a localização e movimentação dos robôs e da bola dentro do campo. Como os times de robôs têm marcas coloridas diferentes, o software identifica separadamente as equipes e a partir disso faz os cálculos para o prosseguimento da partida.

“O programa é inteligente e possui estratégia de movimentação no jogo. Os robôs têm motores em cada roda e os sinais elétricos vão fazer com que o movimento seja mais rápido ou mais lento até chegar à posição que o jogador decidiu. No final, o resultado é bastante interessante porque você espera que o seu software faça um bom jogo e ganhe. Depois você vira torcedor”, finaliza Adelardo.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar