LabNutrir/UFRN realiza mutirão neste sábado

07/11/2019 09:30


O Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza neste sábado, 9, a partir das 8h, o 11º mutirão de 2019 em comemoração aos 2 anos de sua implantação. A ação acontece no Departamento de Nutrição, no Campus Central e é aberta à comunidade externa, incluindo adultos e crianças. 

Baseado no princípio da Agroecologia e com o objetivo de colaborar na construção e na promoção de sistemas e dietas sustentáveis, o LabNutrir se estrutura a partir do estudo e da divulgação da biodiversidade vegetal com fins alimentícios.  Esse espaço, que comporta mais de 110 plantas representativas da sociobiodiversidade brasileira, é composto por estudantes e professores de diversos cursos da UFRN, servidoras e servidores técnico-administrativos e comunidade externa. Suas atividades englobam o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Surgido em 2017, o projeto tem uma proposta formativa no curso de Nutrição, construída com apoio de diversas áreas de conhecimento e em diálogo com a comunidade. Em 2019, o projeto se transformou no primeiro laboratório horta em um curso de Nutrição do país. Com dois anos desde sua implantação, a Horta Comunitária Nutrir foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma iniciativa que colabora para a promoção da alimentação como Direito Humano e que também esteve entre as práticas exitosas do prêmio ODS Brasil 2018. 

Com o intuito de celebrar mais um ano e de potencializar o envolvimento comunitário, o LabNutrir está organizando um mutirão especial e convida a todos para participarem. Entre as atividades programadas a serem desenvolvidas estão a rega, a revitalização de canteiros, a adubação e o plantio. É recomendado que os participantes levem garrafa de água e façam uso de protetor solar, boné, luvas, calça e sapato fechado. 

Na ação, os participantes vão poder doar mudas e sementes, além colaborar com o lanche coletivo. Para mais informações, acesse a página no Instagram. Se tem curiosidade em conhecer mais sobre o espaço acesse o site do projeto aqui.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar