Julho Amarelo: vídeo orienta sobre prevenção e controle de hepatites virais

15/07/2020 10:33



Para lembrar o mês de conscientização contra as hepatites virais, foram divulgados nesta terça-feira, 14, um vídeo e um folder em alusão ao Julho Amarelo. O material é direcionado ao público em geral e traz orientações sobre prevenção e diagnóstico das hepatites do tipo B e C. O vídeo pode ser acessado neste link e o folder, neste outro link.

A ação foi realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Núcleo de Estudos do Fígado (NEF) do Departamento de Medicina Integrada (DMI) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN).

De acordo com uma das integrantes da equipe que elaborou o material, a aluna do curso de Medicina Diana Pessoa, o trabalho foi realizado dentro das atividades de monitoria da  Disciplina de Doenças do Sistema Gastrointestinal e Proctológico e faz parte das ações alusivas ao Julho Amarelo, que é uma campanha instituída pelo Ministério da Saúde para divulgar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Ela explica que é importante conscientizar a população sobre essas formas de hepatites porque elas podem evoluir e gerar danos graves no fígado, como fibrose, cirrose e câncer.

Estima-se que no Brasil cerca 1,5 milhões de pessoas são portadoras de hepatite do tipo B ou C, mas não sabem que possuem a doença. É que em muitos casos ela não manifesta sintomas em sua fase inicial, mas vai evoluindo ao longo do tempo e comprometendo o funcionamento do fígado. Por isso, é importante o diagnóstico, que pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde.

O trabalho, que foi orientado pelo professor do DMI/UFRN, Gilmar Amorim de Sousa, também informa sobre a existência de vacina para a hepatite B. Mas alerta que para o tipo C não há esse recurso, sendo importante prevenir a infecção e, quando necessário, realizar o tratamento.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar