O cérebro durante a atividade física

24/08/2019 17:34


Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descreve como áreas superficiais e profundas do cérebro são ativadas e desativadas quando a pessoa realiza exercício em baixa e alta intensidade. Além das responsáveis pelo controle motor, foram identificadas regiões profundas que integram a regulação homeostática e afetiva do organismo. O estudo mostra ainda como áreas de controle cognitivo são desativadas quando a intensidade da atividade aumenta.

O professor do Departamento de Educação Física da UFRN, Eduardo Fontes, assina a pesquisa como primeiro autor na revista British Journal of Sports Medicine, principal periódico sobre Medicina Esportiva no mundo. Intitulado Modulação de áreas cerebrais corticais e subcorticais durante baixa e alta intensidades de exercício, em tradução livre, a publicação pode ser lida aqui.

Segundo o professor, é possível apontar aplicações práticas decorrentes das descobertas apresentadas no artigo. “Esses resultados podem fundamentar tanto o desempenho de atletas de alto nível como contribuir para tratamentos de doenças mentais através do exercício”, explica Eduardo.

Para esta pesquisa, a coleta de dados aconteceu na Universidade de Campinas (Unicamp), e o tratamento das informações e a preparação do manuscrito se deu na UFRN. O trabalho envolveu estudantes das pós-graduações em Ciências da Saúde e em Educação Física, bem como um pesquisador da África do Sul.

NEUROex

No Grupo de Estudos em Atividade Física, Cognição e Comportamento (NEUROex), coordenado por Eduardo Fontes, as pesquisas são voltadas a entender a interação do cérebro e o exercício, além de conhecer os benefícios à saúde mental oferecidos pela atividade física. De acordo com o professor, o suporte do Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem sido determinante no avanço dos estudos e na formação dos estudantes.

“Acreditamos que o fato de publicarmos em uma revista tão renomada indique a alta qualidade de estudos científicos produzidos em nosso departamento. Esperamos que esse trabalho ajude a fortalecer a produção de conhecimento em nossos cursos de pós-graduação, assim como incentive a formação acadêmica e profissional de nossos alunos”, declara Eduardo.

Também assinam o artigo Henrique Bortolloti e Kell G. Costa, alunos de Eduardo, os colaboradores Brunno Campos, Gabriela Castanho, Li Li Min (Unicamp) e Rodrigo Hohl (Universidade Federal de Juiz de Fora) e o professor Timothy Noakes, da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul).

Fonte: Agecom/UfRN.


   
   





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