IMD oferece curso e prepara alunos para certificação Huawei em tecnologia
O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abriu, nesta quarta-feira, 11, o processo seletivo para a 4ª turma de curso on-line e gratuito em HCIA Routing & Switching (R&S), com a finalidade de preparar estudantes para a prova de certificação da Huawei, gigante chinesa de tecnologia. São oferecidas 60 vagas, mais cadastro reserva, e as inscrições estão abertas até o dia 17 deste mês.
Fruto de uma parceria internacional, o curso oferece aos alunos de maior destaque a oportunidade de participar gratuitamente das provas de certificação da Huawei em HCIA R&S — conhecimentos vinculados às áreas de Redes de Computadores, além de outros campos como Inteligência Artificial (IA).
Segundo o professor Augusto Neto, coordenador da iniciativa, qualquer pessoa, tanto do RN como de outros estados, pode participar do curso, intitulado Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação (HAINA). Além disso, segundo o Edital nº 075/2020, também não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico, basta que o candidato comprove conhecimento sobre as temáticas do curso.
Certificação
Este curso oferece titulação diferenciada e a curto prazo. As provas da Huawei garantem certificação a qualquer um que demonstre conhecimentos em tecnologia. No entanto, como avalia o docente Augusto Neto, conseguir a pontuação mínima no exame não é tarefa simples. “Normalmente, a inscrição para essa prova custa um alto valor e o teste é de um nível bastante elevado. Nosso intuito com a HAINA é preparar os alunos e oferecer a oportunidade de prestar o exame gratuitamente”, enfatiza o docente.
Para isso, o curso do IMD conta com quatro módulos semanais de ensino virtual, além de um simulado ao final das aulas (MOCK). O curso, que acontece desde agosto, forma quatro turmas de alunos, cada uma, realizada em um mês diferente.
Seleção
O processo seletivo para a quarta turma em HCIA R&S consistirá em uma avaliação da documentação comprobatória. A nota de classificação será feita a partir da média ponderada de itens como experiência e formação comprovada na área de Redes de Computadores, além de cursos de formação acadêmica, como especialização, mestrado ou doutorado. O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 deste mês, e as aulas on-line já começam no dia 25.
Fonte: Ascom IMD.