IIF realiza workshop sobre magnônica quântica

14/02/2020 10:48


O Instituto Internacional de Física da UFRN realizará entre os dias 11 e 29 de maio de 2020 o workshop Quantum Magnonics, evento científico internacional que reunirá especialistas do Brasil e do exterior para uma série de palestras avançadas. A programação contará ainda com apresentações introdutórias, voltadas para jovens pesquisadores que queiram conhecer mais sobre o tema e possivelmente iniciar pesquisas na área.

A comunidade nacional trabalhando em magnônica quântica é ainda bastante incipiente e este workshop deverá fomentar novas colaborações e uma possível ampliação da área. Este campo de pesquisa aborda a manipulação e controle de magnons baseados em características estruturais e/ou dependentes de campos externos e gradientes de temperatura. Em particular, magnônica quântica trata de fenômenos envolvendo os quanta individuais das ondas de spins, i.e., magnons. Apesar de ser uma linha de pesquisa relativamente nova, sua aplicabilidade relaciona-se com diversos tópicos da física teórica e aplicada.

A programação será realizada em 3 semanas, cada uma iniciada com um tutorial pedagógico, composta de apresentações sob os pontos de vista teórico e experimental, além de minicursos e palestras técnicas. Apresentações informais e sessões para pôsteres também irão compor a lista de atividades dos participantes bem como contribuições orais curtas por estudantes de pós-graduação.

Os interessados poderão inscrever-se até 11 de abril de 2020, através do www.iip.ufrn.br/events, onde mais informações sobre a lista de palestrantes, taxas e os tópicos a serem abordados também estão disponíveis. O setor de eventos do IIF-UFRN poderá oferecer assistência através do e-mail events@iip.ufrn.br ou pelo telefone (84) 3342-2249 (r. 214/ 215).

Fonte: Ascom/IIF.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar