Hospitais da UFRN convocam novos aprovados do concurso da Ebserh

17/09/2020 07:14

Anastácia Vaz

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) convocou este mês 17 novos profissionais de saúde aprovados no Concurso Nacional 01/2019, para atuarem nos Hospitais Universitário vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A estatal, em conjunto com outros órgãos, conseguiu reverter o entendimento da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional, acerca da Lei Complementar 173/2020, que impedia a realização de contratações para substituir profissionais que se desligaram antes do dia 28 de maio de 2020 (início da vigência da lei complementar). O novo entendimento da PGFN, defendido pela Ebserh, é de que as reposições de vacâncias poderão ser feitas sem um limite temporal.

As três unidade geridas pela Ebserh no RN foram contempladas, totalizando 7 convocações na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), sendo dois médicos pediatras, dois médicos neonatologistas, dois médicos anestesiologistas e um médico do trabalho; 6 convocações no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), sendo uma enfermeira perfusionista, um médico anestesiologista, uma cirurgiã pediátrica, um cirurgião torácico, uma médica pediatra e um técnico em análises clínicas; além de 4 convocados para atuação no Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), no município de Santa Cruz, incluindo um médico anestesiologista, um médico neonatologista, um pediatra e um fisioterapeuta intensivista neonatal.

Os novos contratados potiguares integram um reforço de pessoal de 500 candidatos aprovados chamados em todo o país. “Sempre lutamos para dar início as contratações, pois esses profissionais vão nos ajudar imensamente a continuar prestando um trabalho de excelência nos nossos hospitais. Foi essencial termos chegado a esse entendimento e poder iniciar essas convocações”, destacou o Diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa.

“Vamos continuar trabalhando tendo como objetivo dar as melhores condições para os nossos empregados e para as unidades hospitalares”, finalizou o gestor. A previsão é de que os novos contratados iniciem suas funções na primeira semana de outubro.

Sobre o concurso

O resultado final do concurso nacional da Rede Ebserh foi publicado no último dia 29 de abril e os editais com a classificação final podem ser conferidos nos sites da Rede Ebserh e do Instituto IBFC, banca organizadora do certame. As provas objetivas foram realizadas no dia 2 de fevereiro e registraram aproximadamente 250 mil candidatos presentes.

Foram oferecidas 1.660 vagas em todo o país, sendo 533 vagas para médicos em 88 especialidades, 998 vagas para a área assistencial em 53 especialidades e 129 para a área administrativa em 23 especialidades.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Ascom MEJC.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar