Grupo Arkhétypos da UFRN realiza seminário de pesquisa
O Departamento de Artes (DEART/UFRN), em parceria com o Museu Câmara Cascudo e a Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, realiza, até o dia 24 de novembro, o Seminário de Pesquisa do Grupo Arkhétypos. Reunindo pesquisadores para organizar um material teórico específico sobre teatro ritual, o evento traz em sua programação workshops, palestras, mesas temáticas e apresentações artísticas. Atrações essas que se acontecem no DEART, no Museu Câmara Cascudo e no espaço do Território de Educação, Cultura e Economia Solidária (TECESOL).
Tema central do Seminário, o teatro ritual é uma manifestação cênica que traz em seu processo de feitura aspectos que trabalham o sentir. Ele não parte de um texto dramático, mas de uma pesquisa do ator ou da atriz sobre uma imagem, que quando colocada no corpo vai construir uma dramaturgia no espaço e começa a trabalhar uma dimensão simbólica do sujeito. Por isso, o estudo do teatro ritual permite pensar numa pedagogia da criação cênica voltada para a educação do sensível.
Nessa quinta-feira, 21, primeiro dia do evento, a programação contou com o lançamento do livro de Angelika Hauser-Dellefant. Além de workshop com a professora Angelika Hauser-Dellefant, da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, e o professor Robson Haderchpek, da UFRN. Ambos no Departamento de Artes da UFRN. Ao final do dia, ocorreu a performance ritualística do Grupo de Teatro Arkhétypos no Museu Câmara Cascudo.
Nesta sexta-feira, 22, acontece a mesa temática com os professores Luciana Lyra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lara Rodrigues Machado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Leônidas de Oliveira Neto, da UFRN, também no Departamento de Artes, assim como a roda de conversa com ex-integrantes do Grupo Arkhétypos. Durante a noite desta sexta, acontece ainda o espetáculo Revoada, no espaço do TECESol.
No sábado, 23, das 9h às 12h, ocorre a mesa temática com professores da UFRN, no DEART. À tarde, das 14h às 15h, mais uma roda de conversa com ex-integrantes do grupo Arkhétypos, no Museu Câmara Cascudo, compõe o evento. E para encerrar o dia, o espetáculo Revoada será apresentado das 18h às 20h.
No último dia de programação, 24, o evento traz duas mesas temáticas, uma pela manhã e outra à tarde. A noite de domingo será de estreia, com a apresentação do espetáculo Espólio, dirigido por Allan Araújo, membro do grupo Arkhétypos. Essas atividades acontecem no Museu Câmara Cascudo.
Fonte: Agecom/UFRN;