Fórum de Gestores discute orçamento e contratações na UFRN

20/02/2020 13:15


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, o Fórum de Gestores da UFRN, com o objetivo de esclarecer aos representantes de cursos, departamentos, centros e institutos as informações sobre orçamento e contratações de servidores.

O encontro aconteceu no auditório da Reitoria, onde o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, apresentou o contexto nacional e resumiu a situação da universidade em razão de recentes ofícios encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC), que autorizaram o quadro de vagas solicitadas pela UFRN para contratação de servidores, cujo provimento depende da disponibilidade orçamentária da instituição.

De acordo com o reitor, é necessário buscar soluções para manter o funcionamento normal da universidade. “A UFRN não vai parar. Nós temos condições de encontrar caminhos a partir de uma avaliação conjunta”, afirmou o gestor, que também assegurou a manutenção das progressões e promoções previstas nos planos de carreira dos servidores, assim como todos os direitos previstos em lei.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, detalhou o histórico de novidades na legislação e os seus impactos na universidade, como forma de ajudar os demais gestores a entender o cenário vigente e as perspectivas para os próximos anos.

Na mesma ocasião, o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Joade Cortez, informou sobre o levantamento de despesas discricionárias e vinculadas, a fim de estudar em quais delas pode haver economia de custos. Também foram apresentados os desafios de planejamento na área de pessoal, que envolvem considerar a previsão orçamentária, balancear a carga horária docente e manter como prioridade a política de qualificação do docente.

A reunião contou ainda com a presença da pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias de Sá, e da pró-reitora adjunta, Elda Silva do Nascimento Melo, que contribuíram para esclarecer dúvidas sobre procedimentos e resoluções específicas das unidades.

Fonte:Ascom/Reitoria.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar