Facisa realiza projeto virtual com ações voltadas ao idoso

25/08/2020 10:30


O Projeto de Extensão Chá das Cinco – Conversando e Convivendo com o Idoso, da Faculdade de Ciências do Trairi (FACISA), retomou as atividades de forma virtual e está apresentando uma série de encontros com abordagens temáticas. A primeira live, Historiando o Projeto Chá das Cinco, com as participações da coordenadora, professora Luciana Medeiros e do estudante de Enfermagem Maxsuel Mendonça, rememorou os objetivos do projeto iniciado em 2015 e os resultados obtidos até agora, por meio das ações desenvolvidas junto à pessoa idosa.

Na última sexta-feira, 21, o tema apresentado foi Arteterapia, com o objetivo de levar informações aos internautas acerca da importância da técnica como processo terapêutico. Sob a mediação da professora Luciana e da estudante Maressa Gabrielle, os participantes trocaram informações sobre a arteterapia, inclusive com relato de experiências.

Dona Francisca Paizinho, de 76 anos, participou da live e contou como a arte tem lhe ajudado ela nesse momento de isolamento social, em decorrência da pandemia de covi-19. Trabalhando com artes manuais há mais de 40 anos, Dona Francisca diz que atividades como o crochê, bordado e costura lhes ajudaram a transpor momentos de dificuldades e a encarar essas dificuldades com mais leveza.  “Às vezes, até como se fosse mais jovem”, disse.  Ela contou que aprendeu a bordar mocinha, e o crochê, ainda meninas, fazendo varandas de rede com sua mãe. Antenada, diz que busca inspiração na natureza, em revistas e lógico, na internet.

A arteterapia, segundo a professora Luciana Medeiros, estimula o autoconhecimento e auto-ajuda, e o trabalho da psicologia com a arte proporciona uma comunicação melhor, possibilita a expressão de sentimentos e emoções , e contribui com o alívio de tensões e estresse.

Na próxima sexta-feira, dia 28, o Chá das Cinco apresentará um novo encontro, dessa vez abordando o tema Intoxicações e Medicamentos.  A live é transmistida pelo instagran @ChadasCincoFacisa, toda sexta-feira às 17horas, com a participação da professora Luciana Medeiros, alunos da Facisa e convidados.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar