Equipe Car-Kará Aerodesign é vice-campeã de competição nacional
A equipe Car-Kará Aerodesign da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou o vice-campeonato da classe Advanced na 21ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada entre os dias 24 e 27 de outubro em São José dos Campos, São Paulo. O grupo foi recebido na manhã desta quarta-feira, 30, pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que parabenizou o empenho e ressaltou a importância da experiência para a formação dos estudantes.
“Esse projeto é fantástico, os alunos sempre têm grandes ganhos profissionais ao desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe. Vocês saem da Universidade com uma situação diferenciada, por isso nós valorizamos e continuaremos apoiando a equipe Car-Kará nos próximos anos”, afirmou o reitor, ao lembrar que os alunos podem sentir-se ainda mais vitoriosos pelo fato de construírem uma aeronave independentemente de cursar disciplinas da área.
Integrante da equipe, o aluno de pós-graduação em Engenharia Aeroespacial, Weldenny Mateus de Brito, considera o resultado positivo, ao levar em conta as adversidades enfrentadas durante a competição. “A edição deste ano teve menos baterias que o previsto e ainda conseguimos o segundo lugar, competindo inclusive com equipes que têm a Aeronáutica como curso principal, enquanto nós precisamos pesquisar muito sobre essa área que não existe na UFRN. Ficamos felizes com o título e esperamos que nos próximos anos venham novas vitórias”, comemora.
A 21ª Competição SAE Brasil AeroDesign contou com a participação de 95 equipes de 71 instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. Do total, 60 competiram na classe Regular, 25 na classe Micro e 10 na categoria Advanced. Essa é a 16ª vitória desde a criação há 19 anos da Car-Kará Aerodesign, que acumula uma trajetória de cinco primeiros lugares e três vice-campeonatos na competição nacional, além de ter alcançado o topo do pódio em duas edições internacionais do evento, em 2004 e 2008, nos Estados Unidos.
O coordenador da equipe desde 2007, professor Raimundo Carlos Silvério Júnior, atribui o histórico de vitórias à dedicação e ao interesse dos alunos em vencer. “Mesmo sem a formação em Engenharia Aeronáutica, eles focam na construção de uma aeronave que obedeça às exigências definidas no edital do campeonato a cada ano, com o objetivo principal de fazer com que o avião possa levar peso e seja o mais leve possível”, explica. Na classe Advanced, ainda é necessário desenvolver o sistema de telemetria para avaliar todos os parâmetros da aeronave – rotação do motor, posição em relação ao solo, tempo de voo, velocidade, entre outras informações.
A equipe Car-Kará de 2019 é composta por 15 estudantes da UFRN, distribuídos entre os cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Ciências e Tecnologia, Engenharia Mecatrônica e Pós em Engenharia Aeronáutica.
Fonte: Agecom/UFRN.