Encontro discute educação de jovens e adultos em tempos de pandemia

04/11/2020 12:08


O VI Encontro EJA em Movimento inicia nesta quarta-feira, 4, com palestras, mesas-redondas, oficinas e relatos de experiências, destacando o tema Desafios da EJA em tempos pandemônicos. O evento faz parte do projeto de extensão vinculado ao Centro de Educação (CE) da UFRN e acontece até a próxima sexta-feira, 6, totalmente virtual, por meio da plataforma do Youtube (SEEC/RN), Youtube (Centro de Educação) e Google Meet (UFRN).

A programação começa com uma mesa-redonda, às 14h,  para discutir sobre A EJA na regulamentação do FUNDEB: perspectivas e desafios. São convidados para o debate os professores Analise da Silva (UFMG) e Ramuth Marinho (Rede Municipal de Educação de BH), ambos membros do Comitê Mineiro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do Fórum Metropolitano de EJA e do Fórum Estadual Permanente de educação de Minas Gerais-FEPEMG.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alessandro Augusto de Azevedo, do CE, antes da pandemia, a modalidade EJA enfrentava múltiplos desafios, agora esses desafios se complexificam e se ampliam. “Com este encontro pretendemos driblar, coletivamente, a distância física, com a proximidade da disposição, à troca de ideias e o desejo de construirmos uma nova EJA”.

Mais informações, acesse http://ejaemmovimento.blogspot.com/ ou pelo endereço ejaemmovimento@gmail.com.

Confira toda a programação do evento:

Dia 4/11

14h – Mesa-redonda de Abertura: A EJA na regulamentação do FUNDEB:

perspectivas e desafios

Professores Analise da Silva (Professora UFMG) e Ramuth Marinho (Professor Rede Municipal de Educação de BH), ambos membros do Comitê Mineiro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do Fórum Metropolitano de EJA e do Fórum Estadual Permanente de educação de Minas Gerais-FEPEMG.

Plataforma: Youtube (SEEC/RN)

16h – Alfabetização de Jovens e Adultos: quais os desafios?

Professores Ana Vale (Doutora em Educação pela USP e fundadora do Instituto Paulo Freire) e Lourival José Martins Filho (Pte. da Associação Brasileira de Alfabetização).​

19h – Atividade Cultural​

19h20 – Falas de saudação aos participantes, pelos representantes da SEEC/RN, do Centro de Educação e da coordenação do evento.

19h45 – Palestra: “A permanência na EJA em tempos pandemônicos”, com os professores Gerson Tavares do Carmo (UENF) e Heise Cristine Aires Arêas (IFF).

Plataforma: Youtube (SEEC/RN)

Dia 5/11

8h30 – Abordando o racismo na EJA 

Professoras Zâmbia Osório dos Santos (professora de História na Prefeitura Municipal de Florianópolis, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC) e Crislane Barbosa de Azevedo (Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, CE/UFRN).​

10h30 – Educação formal e não formal no processo de construção de Conhecimentos na EJA

Professores Alexandre da Silva Aguiar (Depto. de Práticas Educativas e Currículo, CE/UFRN e Heloísa de Melo Cruz Alves (Chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos da SME, Natal)

​14h – Ações para organizar a EJA nos dias que virão 

Representantes da SUEJA, UNDIME, CEE-RN e Promotoria de Educação do Ministério Público Estadual.​

16h – EJA e Educação Profissional 

Professores José Mateus Nascimento e Ana Lúcia Sarmento Henrique (IFRN)

Plataforma: Youtube (Centro de Educação)

​19h – Palestra: O trabalho com tecnologias digitais no contexto da EJA Professoras Helga Valéria de Lima Souza (Secretaria de Educação do Distrito Federal) e Jerusa Pereira de Andrade (Rede Pública Estadual e Municipal/PB).

Plataforma: Youtube (Centro de Educação)

6/11

9h às 12h – Salas simultâneas com Relatos de Experiências e Oficinas Pedagógicas inscritas no evento.

Plataforma: Google Meet (UFRN)

14 às 17h – Relatos de Experiências e Projetos produzidos pelos cursistas do Curso de Extensão “Educação de Jovens e Adultos: questões, conceitos e práticas”, promovido pelo Projeto EJA em Movimento.

Plataforma: Google Meet (UFRN) 

19h –  Palestra de encerramento: Para um modelo curricular próprio para a EJA: experiências de Porto Alegre e Maceió. 

Professora Liana da Silva Borges (Professora da Rede Pública Municipal de Porto Alegre) e José Rubens Lima (Coordenador da EJA, Prefeitura Municipal de Maceió)

Plataforma Youtube (SEEC/RN).

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar