Em sessão solene, diretor da Funpec recebe Título de Cidadão Natalense

23/08/2019 07:58

Verõnica Macedo

A Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Sueldo Medeiros (PHS), realizou nesta quinta-feira (22) uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Natalense a André Maitelli, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diretor da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura - Funpec. O ato solene contou com a presença de docentes, pesquisadores e intelectuais, além de familiares e amigos do homenageado.

Nascido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, André Maitelli formou-se engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Mato Grosso. Tornou-se mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia Eletrônica. Foi em 1990 que ele passou a integrar o quadro de docentes da UFRN e desde antão escreve uma história de estudos e pesquisas que se entrelaça com a universidade e a cidade.


"Hoje o Legislativo Municipal faz justiça a um homem que não só caminhou atento ao bem comum, mas que fez dos seus próprios passos meios para avanços coletivos. Trata-se de celebrar a trajetória de um profissional compromissado como o professor Maitelli", destacou o vereador Sueldo Medeiros. "Recordo o seu protagonismo na consolidação da UFRN como uma das instituições líderes em pesquisas na área de petróleo no Brasil", pontuou.

"Portanto, diante de um currículo tão extenso, não é só ele quem recebe a honraria. Nós, natalenses, também passamos a ter a honra de tê-lo como nosso conterrâneo. Então, esse título honorífico constitui o agradecimento do povo de Natal pelos seus relevantes serviços prestados", completou Sueldo.

Carla Maitelli, esposa do mais novo cidadão natalense, falou em nome da família. "Estamos todos felizes, orgulhosos e realizados com essa distinção. Mostra o reconhecimento dos esforços dele em prol da educação, ciência e cultura do Rio Grande do Norte", comemorou ela, que é professora do Departamento de Engenharia do Petróleo da UFRN.

Adrião Duarte, também professor da UFRN e amigo de André Maitelli, falou que o homenageado sempre atuou para o desenvolvimento da ciência, incentivando jovens pesquisadores, identificando talentos e compartilhando o conhecimento adquirido. "Pesquisador abnegado e pronto para o diálogo, com energia e capacidade de liderança", declarou Duarte, que é vice-diretor do Instituto Metrópole Digital - IMD.


Em seu discurso, André Maitelli agradeceu a concessão da maior honraria da Câmara Municipal de Natal. "Estou aqui há quase 30 anos como professor da Universidade Federal e desde que cheguei procurei viver a cultura dessa terra que me recebeu de braços abertos. Fiz inúmeros amigos e construí minha história profissional em Natal. Enfim, só tenho a agradecer pelo carinho de todos", concluiu.

Texto: Junior Martins

Fotos: Verônica Macedo 


   
   





Seja o Primeiro a Comentar