EIPE discute perspectivas para o Ensino Superior e Desenvolvimento Sustentável

30/08/2019 18:00


A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estima um total de 1.500 participantes no Encontro Integrado de Programas de Ensino – EIPE 2019, que será realizado  em Natal, de 18 a 20 de setembro, com atividades em diferentes setores do Campus Central. Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, o EIPE é um momento voltado ao fortalecimento dos Programas de Ensino desenvolvidos na UFRN e uma oportunidade formativa para os participantes. Até o momento o evento recebeu mais de mil inscrições, que continuam abertas até o dia 15.

A pró-reitora informou, também, que o processo de avaliação das propostas de trabalhos encaminhadas para apresentação foi finalizado e o resultado com a relação dos aprovados encontra-se  disponível no site do evento, na Área do Participante. 

No total, 573 trabalhos serão apresentados com abordagens em diferentes áreas do conhecimento, por meio de relatos de experiência e com a participação de representantes dos diversos Programas de Ensino: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Monitoria, de Tutoria, Programa de Residência Pedagógica, Programa de Educação Tutorial, Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde, PET-Saúde e Programa Complementar do Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), que atendem estudantes da graduação e da pós-graduação em Natal e no interior.  

Até o dia 2 de setembro a Prograd recebe inscrições para avaliadores presenciais, que serão os responsáveis por coordenar as sessões de comunicação oral. Desta seleção podem participar servidores docentes ou técnico-administrativos pós-graduados e com vínculo com a UFRN, e discentes de mestrado e doutorado vinculados a programas de pós-graduação. Os selecionados receberão treinamento específico na semana anterior ao evento. As inscrições são realizadas por meio do sistema SIGEventos, com o mesmo login e senha utilizados no SIGAA.

Abertura

A professora Ângela Maria Paiva Cruz, assessora da UFRN, fará a palestra de abertura do EIPE 2019, intitulada Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o ensino na universidade. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Suntentável (ODS) foram definidos em 2015 pela ONU, que adotou uma agenda com vistas à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental até 2030,  que ficou conhecida como Agenda 2030. 

A professora Ângela Paiva integrou a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual foi presidente. 

A palestra de abertura será na quarta-feira, dia 18, no auditório da Reitoria,  das 18h às 21h, com transmissão ao vivo, pelo canal do Youtube, numa parceria da Prograd com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Nas unidades da UFRN em Santa Cruz, Caicó e Currais Novos, telões serão instalados nos auditórios centrais para a comunidade acadêmica acompanhar o momento. 

Programação

Além das Sessões Orais, com relato sobre as experiências vivenciadas na Universidade, o EIPE 2019 vai promover um atividade complementar,  e os participantes irão conhecer o Circuito Ambiental, projeto desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura (Infra/UFRN) que busca, também, ampliar os conhecimentos sobre questões ambientais e fortalecer as ações da instituição na área.

Uma visita guiada está agendada e deve acontecer na sexta-feira, 20, com passagens pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), pelo Horto e pela Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, todos no campus central. A participação na visita guiada tem vagas limitadas e obedece a ordem de inscrição. 

Programação Acadêmica

18 de setembro (quarta-feira) – Auditório Otto de Brito Guerra – Reitoria

18h – 21h: Conferência de Abertura

Palestrante: Ângela Maria Paiva Cruz

Tema: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o ensino na universidade.

19 de setembro (quinta-feira) manhã

7h45min – 12h  – Sessões de comunicação oral

Locais: Anfiteatros do CCET, Auditórios CCHLA, Auditórios NEPSA II, Setores de aula II e IV.

19 de setembro (quinta-feira) tarde

13h45min – 18h – Sessões de comunicação oral

Locais: Anfiteatros do CCET, Auditórios CCHLA, Auditórios NEPSA II, Setores de aula II e IV.

20 de setembro (sexta-feira) manhã

7h45min – 12h – Sessões de comunicação oral

Locais: Anfiteatros do CCET, Auditórios CCHLA, Auditórios NEPSA II, Setores de aula II e IV.

20 de setembro (sexta-feira) tarde

13h45min – 18h: Sessões de comunicação oral

Locais: Anfiteatros do CCET, Auditórios CCHLA, Auditórios NEPSA II, Setores de aula II e IV.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar