Diretor da FUNPEC recebe título de cidadão natalense

21/08/2019 09:26

Antônio Netto

A Câmara Municipal de Natal concede nesta quinta ( 22) o título de cidadão natalense ao Professor da UFRN e Diretor da FUNPEC, André Laurindo Maitelli. A solenidade será realizada às 19h, no Plenário da Casa Legislativa de Natal. A proposição da homenagem é do Vereador Sueldo Medeiros.

Biografia

Nascido em Bento Gonçalves-RS em 21 de janeiro de 1965. Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (1986), Mestre em Engenharia Elétrica (1988) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (1994). Professor da UFRN desde 1990. 

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); coordenador/pesquisador do Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) da UFRN e Diretor Geral da FUNPEC.

Como contribuições acadêmicas/tecnológicas em quase 30 anos de trabalho na UFRN pode-se destacar:

- Participação na consolidação da UFRN como uma das instituições líderes em pesquisas na área de petróleo no Brasil com a coordenação de vários projetos na área; como membro das comissões de criação dos cursos de Graduação em Engenharia de Petróleo e de Pós Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (Mestrado e Doutorado); como coordenador da Rede de Pesquisa em Instrumentação e Controle (âmbito nacional) de 2001 a 2016 e com a participação na concepção e viabilização da construção dos Laboratórios de Automação em Petróleo (LAUT) e de Avaliação de Medição em Petróleo (LAMP) na UFRN

- Um dos pioneiros em inovação tecnológica na UFRN, com a coordenação de um projeto em parceria com a Petrobras que resultou em um software de supervisão, instalado em 2007, e que hoje supervisiona mais de 7.000 poços produtores no Brasil

- Coordenador do processo de criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPgEEC-UFRN) 1998-2000.

- Orientação/coorientação de cerca 50 trabalhos de graduação, 9 monografias de especialização, 60 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado.

- Contribuição na formação de mais de 1.500 profissionais (Engenheiros, mestres e doutores) em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Petróleo em quase 30 anos de atuação

- Autor/coautor de 6 patentes e de 10 softwares

- Coordenação e participação de 35 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde 1996.




   
   





Seja o Primeiro a Comentar