Descom promove ciclo de encontros virtuais Diálogos Decoloniais
O projeto de pesquisa Epistemologias Subalternas e Comunicação (Descom), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN), vai realizar no semestre 2020.6 o ciclo de encontros Diálogos Decoloniais, que visa promover debates interdisciplinares a partir de textos que questionam, em diversos âmbitos do conhecimento e práticas sociais, a matriz eurocêntrica de pensamento hegemônica nas ciências e na sociedade.
Os encontros, quatro ao todo, acontecerão entre setembro e novembro e serão realizados através da plataforma Google Meet, sempre às terças-feiras no horário das 9:30 às 12h.
Em cada encontro, estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados ao Descome parceiros apresentarão textos que serão disponibilizados previamente e, em seguida, será aberta a discussão entre todos os participantes. Os encontros estão abertos para todas as pessoas interessadas, de dentro e fora da UFRN.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo portal público do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, através do link. Para se inscrever, não é necessário possuir vínculo com a UFRN.
O primeiro encontro dos Diálogos Decoloniais acontecerá na próxima terça-feira, 08 de setembro, e terá como tema Artes e decolonialidade.
No encontro serão debatidos os seguintes textos:
“A plantação cognitiva”, de Jota Mombaça (escritora e artista visual não-binária racializada nordestina).
“Literatura indígena e direitos autorais”, de Ely Ribeiro de Souza (escritor indígena de etnia Macuxi) – Capítulo 5 (p. 51-74) do livro “Literatura indígena brasileira contemporânea – Criação, crítica e recepção”, organizado por Julie Dorrico, Leno Francisco Danner, Heloisa Helena Siqueira Correia e Fernando Danner.
Os textos estão disponíveis na pasta do projeto Descom no Google Drive, acessível pelo link.
As leituras do primeiro encontro serão apresentadas por Ribamar José de Oliveira Júnior, mestre em Ciências Sociais pela UFRN e doutorando em Comunicação pela UFRJ, e Kathleen Santos Lopes, estudante de Jornalismo na UFRN, ambos pesquisadores do Decom.
Recomenda-se aos interessados a leitura prévia dos textos, embora não seja condição obrigatória para a participação no debate.
Os objetivos do ciclo Diálogos Decoloniais são promover discussões em que se cruzem em uma perspectiva decolonial comunicação, educação, direitos humanos, artes, filosofia, pensamento social e outros campos do conhecimento; incentivar o diálogo entre saberes científicos e conhecimentos produzidos em lócus epistêmicos diferentes da academia (comunidades indígenas e quilombolas, terreiros, coletivos artísticos e de ativismo social interseccional, periferias e outros) por corpos e vozes subalternizados pela colonialidade do poder e do saber; estimular a troca de reflexões e experiências de descolonização do pensamento e das práticas sociais entre estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação da Comunicação e de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, detentores de saberes não-acadêmicos e qualquer pessoa interessada.
O projeto Epistemologias Subalternas e Comunicação (Descom), coordenado pelo professor Antonino Condorelli (Decom/UFRN) e que conta com a participação do professor Rodrigo Almeida (Decom/UFRN) e a colaboração dos professores Raquel Diniz (PSIC/UFRN) e Federico Sanguinetti (DFIL/UFRN) , se propõe a refletir sobre descolonização do pensamento e das práticas comunicacionais, assim como da produção de conhecimento nas ciências humanas e sociais em geral, por meio do estudo e da discussão de pensamentos produzidos por sujeitos e grupos sociais subalternizados pela matriz eurocêntrica e colonial de pensamento, imposta pela versão hegemônica da modernidade ocidental.
PROGRAMAÇÃO
1º ENCONTRO
DATA: 08/09
HORÁRIO: 9:30-12h
LOCAL: Plataforma Google Meet
TEMA: Artes e decolonialidade
2º ENCONTRO
DATA: 29/09
HORÁRIO: 9:30-12h
LOCAL: Plataforma Google Meet
TEMA: Comunicação, decolonialidade e direitos humanos
3º ENCONTRO
DATA: 20/10
HORÁRIO: 9:30-12h
LOCAL: Plataforma Google Meet
TEMA: Pensamento indígena latino-americano
4º ENCONTRO
DATA: 17/11
HORÁRIO: 9:30-12h
LOCAL: Plataforma Google Meet
TEMA: Decolonialidade, educação e pensamento emancipatório.
Fonte: Ascom Decom.