Deart celebra 30 anos do Grupo de Dança da UFRN
De 12 a 14 de novembro, o Departamento de Artes (Deart) promove – de forma gratuita e online – o evento “Memórias da Dança na UFRN”, em homenagem aos 30 anos dos grupos de dança da instituição, e a um de seus principais idealizadores: o professor Edson Claro, que faleceu em 2013. As inscrições estão disponíveis via Sigaa.
Organizado pelos professores Teodora Alves, Marcílio Vieira e Larissa Marques, o evento vai oferecer palestras, debates e lançamentos, tendo a data como pano de fundo. “Teremos a presença de vários ex-integrantes, diretores, coreógrafos, que fazem parte dessa história. Na abertura, teremos também presença do pró-reitor de extensão (Prof. Graco Aurélio Viana) e dos atuais diretores dos grupos”, contou Teodora Alves, que coordena o Grupo de Dança da UFRN.
“Desses projetos idealizados e implantados pelo professor Edson Claro no Departamento de Artes, existem apenas a Gaya Dança Contemporânea e o Grupo de Dança da UFRN. O que os diferenciam na atualidade são as formas de concepção das coreografias, em que a Gaya se pauta em processos criativos e colaborativos, e o Grupo de Dança – mesmo também trilhando esse caminho – ainda tem a figura do coreógrafo em algumas de suas produções cênicas”, explica o professor Marcílio Vieira, diretor da Gaya.
Os grupos de dança da UFRN não foram apenas um marco artístico-cultural: eles também na origem do curso de dança da instituição. “Pra que nós pudéssemos formular o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Dança, em 2009, nós consideramos essa história anterior, dessa demanda que já existia na área da dança – que, até então, era só extensão na universidade. Inclusive, vários alunos que fizeram parte dos elencos anteriores do projeto, depois tiveram interesse em prestar o ENEM para o curso de dança”, contou Teodora.
Para além da arte, os grupos de dança também são produção de conhecimento, como explica o professor Marcílio Vieira: “a Gaya Dança Contemporânea e o Grupo de Dança da UFRN, além de grupos de extensão, são celeiros de pesquisas de Iniciação Científica, objetos de pesquisa de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado, além de serem projetos abertos a toda comunidade acadêmica da UFRN, assim como a comunidade em geral”.
As inscrições estão disponíveis em sigaa.ufrn.br > extensão > eventos ou escaneando o QR Code abaixo.
PROGRAMAÇÃO
12.11 – quinta
19h Abertura
Vídeo de abertura
Mesa institucional:
Prof. Dr. Graco Aurélio Viana – Pró-reitor de extensão da UFRN
Prof. Dr. Adriano Morais – Chefe do Deart
Profa. Dra.Teodora Alves – Diretora do GDUFRN
Prof. Dr. Marcilio Vieira – Diretor da Gaya Cia de Dança
Prof. Ms. Edeilson Matias – Co-fundador do GDUFRN
19h30 às 21h00 Palestra de abertura: Edson Claro e sua dança na UFRN e no Brasil – Profa. Dra. Helena Katz – PUC/SP
13.11 – sexta
18h00 Círculo temático 1 – Percursos históricos do GDUFRN
Edeilson Matias, Wicliffe Costa, Leonardo Gama, Teodora Alves e Sávio de Luna. 19h15 Lançamentos de canais publicitários do GDUFRN
19h30 Círculo temático 2 – Percursos históricos da Roda Viva Cia de Dança: Henrique Amoedo (Portugal), Ana Carolina Teixeira, Anderson Leão, Sandra Rejane.
20h30 às 22h00 Círculo temático 3 – Percursos históricos da Gaya Cia de Dança: Marcilio Vieira, Larissa Marques, Ana Claudia Albano e Maurício Motta.
14.11 – sábado
18h00 Lançamento do Livro da Gaya, Documentário Trinta e do canal do Youtube.
19h00 Círculo temático 4 – Residência artística e intercâmbio do GDUFRN com o Art Moves e a Cdtam
Debi Irons (EUA), Wanie Rosie e Teodora Alves.
20h30 às 22h00 Círculo temático 5 – Percursos históricos da Cia de Dança dos Meninos – Ana Cláudia Albano, Gleydson Dantas e Leonardo Gama.
Semanas seguintes: Lives sobre os processos criativos e espetaculares do GDUFRN, com elencos e coreógrafos.
Quintas e sextas-feiras, a partir das 16h00, no Instagram do GDUFRN.
Fonte: Agecom UFRN.