Consepe-UFRN aprova calendário para Período Letivo Suplementar 2020.3

02/06/2020 15:19


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou nesta segunda-feira, 1º de junho, o calendário suplementar da graduação para instituição do Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3, que abrange os meses de junho e julho deste ano. O documento faz parte da Resolução Nº 023/2020, que dispõe sobre a regulamentação da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão tem caráter excepcional em função da suspensão das aulas e das atividades presenciais na Instituição.

Podem aderir ao Período Letivo Suplementar Excepcional os alunos com status Ativo ou Formando no Histórico Escolar. Cada discente pode cursar, no máximo, 180 horas, distribuídas em componentes curriculares do tipo disciplina, módulo ou bloco, que serão contabilizados para integralização dos cursos de graduação.

De acordo com o calendário, os professores têm até a próxima quinta-feira, 4 de junho, para enviar requerimento e plano de curso aos Departamentos ou Unidades Acadêmicas Especializadas. Após esse encaminhamento, as propostas serão avaliadas nos colegiados de cursos. Até o dia 10 de junho, serão criadas as turmas dos novos componentes curriculares aprovados para o período suplementar.

As matrículas dos alunos nessas turmas poderão ser realizadas nos dias 11 e 12 de junho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). As aulas terão início, de forma remota, no dia 15 de junho. O término das atividades do Período Suplementar está marcado para o dia 29 de julho. 

Na resolução 23 consta ainda a instituição extraordinária do Auxílio de Inclusão Digital, que pode ser concedido a alunos da UFRN matriculados em Período Letivo Suplementar Excepcional, em situação de vulnerabilidade socioeconômica como Prioritários no cadastro único da UFRN para o atendimento de assistência estudantil. O incentivo visa subsidiar a contratação de pacote de dados de internet para o acompanhamento de atividades acadêmicas em formato remoto e pode ser solicitado no ato da matrícula.

O Período Letivo Suplementar Excepcional que consiste na oferta de componentes curriculares e outras atividades acadêmicas em formato remoto, para estudantes de graduação. E nesse período ficam suspensas as aulas presenciais ou à distância dos cursos de graduação do período 2020.1. Contudo, os cursos de educação a distância continuam com oferta de modalidade de aulas a distância, sem adesão ao formato remoto, que continuam utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru Acadêmico.

Fonte: Agecom/UFRN.


 


   
   





Seja o Primeiro a Comentar