Consad aprova criação de nova Faculdade em Currais Novos

21/08/2020 09:25

Anastácia Vaz

Mais um Conselho da UFRN, desta vez o Conselho de Administração Universitária (Consad), aprovou nesta quinta-feira, 20 de agosto, a criação de uma nova unidade acadêmica, a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) que irá funcionar no Campus de Currais Novos a partir do desmembramento do Ceres.

Há bastante tempo, a UFRN estudava a possibilidade de reestruturação do Centro de Ensino Superior (Ceres), criado em 1977, que funciona em dois campi nas cidades de Caicó e de Currais Novos.  No primeiro semestre deste ano, uma Comissão foi criada para elaborar a proposta e já finalizou o projeto que foi aprovado no Consec do Ceres, no Consepe e por último no Consad. Agora o projeto seguirá para o Consuni, que é de fato o Conselho que delibera sobre a criação da novas unidades na UFRN.

A discussão acerca da nova unidade acadêmica especializada envolveu docentes, servidores técnico administrativos e discentes, e contou ainda com dados de uma pesquisa entre alunos do ensino médio das escolas de Currais Novos e cidades vizinhas. A amostra evidenciou o interesse por cursos na área de engenharia e a inexistência de oferta de vagas nessa área em unidades da UFRN no interior do estado.

A partir do resultado da pesquisa, o Ceres elaborou a proposta de Projeto Pedagógico para a área demandada que obteve parecer técnico favorável da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O novo curso oferecido pela UFRN na região do Seridó será a graduação em Engenharia da Produção e está em fase de pactuação com o MEC para recebimento das vagas docentes. Somente depois da liberação dessas vagas é que a UFRN pode abrir o novo curso.

Segundo o professor Alex Gomes, vice-diretor do Ceres, a reestruturação, além de ampliar as vagas para o nível superior na região, irá fortalecer a interiorização da UFRN e consequentemente fortalecer a região do Seridó e a cidade de Currais Novos.

FELCS

A escolha do nome da nova unidade foi realizada por consulta online a partir de três sugestões apresentadas previamente pela própria comunidade acadêmica que, por maioria, escolheu Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS).

A FELCS vai oferecer 04 cursos de graduação, Administração, Turismo, Letras Português/Inglês e Letras Espanhol e está trabalhando para a criação do curso de Engenharia da Produção.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar